A noite cai numa densa floresta. Entre altas árvores, numa clareira, um grupo de estudantes e professores entram nas respectivas tendas e despedem-se de mais um dia. Mas nem toda a gente consegue dormir. Um professor sai sorrateiramente de uma das tendas sem saber que é seguido por dois alunos. Surpreendido, o docente confessa o seu fascínio pelo céu límpido, onde brilham milhares de estrelas e planetas, cada um com a sua história. Depressa contagia os alunos, a quem se junta mais uma colega. Começa assim uma noite de descobertas sobre o cosmos para três jovens e a trama da nova sessão do Planetário do Museu de Marinha, intitulada "Acampar com as estrelas".
Galáxias, nebulosas, pulsares, buracos negros. As histórias que o Universo conta... Ao longo da noite, Pedro, Luís e Sofia descobrem a razão por que na Terra existe vida, o porquê da Lua às vezes ser nova e noutras estar cheia, qual o destino do Sol, a razão da existência das estações do ano e até ficam a saber que, também no espaço, há estrelas com preferências clubísticas.
"Acampar com as estrelas" é um filme a 360 graus. Com a abóbada do planetário por ecrã, a película combina banda desenhada, música e efeitos sonoros com imagens simuladas do verdadeiro céu estrelado e até imagens da NASA. Mas, mais do que um filme, "Acampar com as estrelas" é uma lição dada de forma diferente.