sábado, 27 de fevereiro de 2010

Jacques Sevin, co-fundador do Escutismo Católico



Jacques Sevin nasceu em Lille, França, em 1882, entrou para ordem dos Jesuítas em 1900 e foi ordenado padre em 1914.
Impressionado pelo método educativo do Escutismo, Sevin encontrou-se com Baden-Powell em 1913 e escreveu a "Scouting, a documentary study and applications".
Tendo feito os curso de Insígnia da Madeira em Gilwell Park, Sevin levou o escutismo para França onde foi adoptado. Aos poucos ele começou a aplicar o método, que com o passar do tempo, foi muito bem aceite nos círculos religiosos.
Em 1920, baseado nas ideias e nos projectos de Jacques Sevin, começou oficialmente o Escutismo Católico em França com o nome de "Scouts de France". O sucesso foi imediato.
Jacques Sevin, co-fundador, juntamente com B-P, do Escutismo Católico, é também o autor da oração do Escuteiro:
Senhor Jesus,
Ensinai-me a ser generoso,
A servir-Vos como Vós o mereceis,
A dar-me sem medida,
A combater sem cuidar das feridas,
A trabalhar sem procurar descanso,
A gastar-me sem esperar outra recompensa,
Senão saber que faço a Vossa vontade Santa.
Amém.
A partir do Escutismo Católico surgiu uma Espiritualidade, que está na origem da Congregação da Santa Cruz de Jerusalém cujas raízes estão fundadas na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola. O processo de beatificação de Jacques Sevin está aberto em Roma.
Jacques Sevin encorajava particularmente os seus escuteiros a não terem medo de levantar âncora, para seguirem Cristo conforme o exemplo dado por Santa Teresa, que não hesitou em deixar o conforto do seu lar e entrar para o Carmelo.
"Quando nós acampamos com nossos miúdos não é somente para colocá-los em contacto com a natureza, a mais importante fonte de toda forma de educação; é principalmente para incutir nas suas almas, uma mentalidade campista para toda a vida. Esta é a mentalidade de todo homem que é realmente livre, independente de acções e de posses. Este tipo de homem sabe cuidar de si, sozinho, e por isso, está Sempre Alerta ".
Sobre Jacques Sevin, Baden-Powell disse:" Ele fez as melhores realizações das minhas próprias idéias".