quinta-feira, 12 de março de 2009

E AGORA EU SOU GALILEU

E agora eu sou Galileu, é o nome da próxima actividade dos Exploradores do 412.
No dia 14 iremos visitar o Observatório Astronómico de Lisboa, fazer observações de Vénus, de Saturno, das crateras da Lua, das Nebulosas de Orion e Pleisdes e da Via Láctea.
Estas Observações têm como objectivo reproduzir as principais descobertas realizadas há 400 anos, por Galileu Galilei quando apontou ao céu nocturno um instrumento que na época tinha sobretudo aplicações militares, o telescópio. Com isso, mudou a visão que a Europa tinha do universo e abriu caminho ao desenvolvimento da ciência.

Uma das observações detalhadas feitas por ele naquela primeira década de 1600 foi a de que Vénus tinha fases, tal como acontece com a Lua. Ao longo de meses, o astrónomo seguiu Vénus atentamente e anotou o que ia vendo, com desenhos e descrições pormenorizados.
Embora a descoberta de que Vénus tinha fases, só por si, não provasse que a tese heliocêntrica de Copérnico (de que a Terra girava em volta do Sol) estava certa, ela demonstrava por outro lado que o sistema ptolomaico, com a sua tese de que a Terra era o centro do universo e que todos os astros giravam em volta dela, estava errado.

Mas Galileu não viu apenas as fases de Vénus. Espreitou também a Lua e descobriu-lhe depressões e promontórios, e foi o primeiro homem a perceber que Júpiter tinha satélites. Tudo isso será também observável.

Vamos participar e ser Galileu por um dia.

"O objectivo é que as pessoas vejam o que Galileu observou e, assim, compreendam melhor a importância que isso teve para que uma nova concepção do universo pudesse nascer a partir daí", astrónomo e investigador José Afonso, OAL.