domingo, 15 de março de 2009

DIA MUNDIAL da ARVORE e da FLORESTA

No próximo dia 21 de Março, o Grupo Explorador e a Alcateia irão fazer uma actividade de dia inteiro em Monsanto (Espaço Monsanto). O programa será o seguinte:
09:00 h - Partida da Sede.
10:00 h - Conhecer a FITO ETAR; Viveiro Pedagógico; Conhecer Monsanto BTT; a descoberta das plantas e os Animais.
13:00 h - Almoço.
14:00 h - Pista de Obstáculos e Torneio de Basket.
17:00 h - Regresso á sede.
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, mereceu o melhor acolhimento da FAO, foi estabelecido o Dia Mundial da Florestal com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972, no Hemisfério Norte, foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Floresta, em vários países, entre os quais Portugal.


Este dia marca todos os anos um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para reforçarmos nossos apelos para a consciencialização de todos em favor do meio ambiente.


O que NÃO devemos fazer
- Poluir a floresta
- Cortar árvores
- Atirar cigarros
- Fazer fogueiras nas matas
O que devemos fazer
- Limpar a floresta
- Plantar árvores
- Proteger os ninhos dos passarinhos.

Enviado por Rodrigo Ferreira (Castor) e Nuno Aguiar (Lobo) - Gr.Explorador 66