terça-feira, 26 de março de 2013

Papa Francisco e a Semana Santa

Na homilia durante a missa do Domingo de Ramos, que marca o início da semana santa da Páscoa, o Papa Francisco celebrou na praça de São Pedro, no Vaticano, diante de dezenas de milhares de fiéis de todo o mundo.
Recordou a entrada de Jesus em Jerusalém e afirmou que o filho de Deus não recebeu as honras reservadas aos Reis da terra, no entanto, foi açoitado, insultado e ultrajado.

O papa sublinhou que Jesus tomou para si o pecado do mundo que “também é nosso, mas que lavou, lavou com o seu sangue, com misericórdia, com o amor de Deus”.


“Olhem ao nosso redor. Quantas feridas são infligidas pelo mal da Humanidade! Guerra, violências, conflitos económicos que se abatem sobre os mais fracos, a sede de dinheiro e poder, a corrupção, as divisões, os crimes contra a vida humana e contra a criação”, denunciou.


O Papa Francisco disse também que um cristão jamais pode ser uma pessoa triste e exortou os fiéis a não se deixar vencer pelo desânimo, “mesmo nos momentos difíceis, quando o caminho da vida tropeça em problemas e obstáculos que parecem insuperáveis”.


“Nunca se deixe vencer pelo desânimo. Nossa alegria não é algo que nasce por ter tantas coisas, mas por ter encontrado uma pessoa, Jesus. Saber que, com ele, nunca estamos sós (…), declarou.