sábado, 5 de maio de 2012

Canivete / Faca de mato

Um bom canivete pode ser um substituto eficiente da faca de mato, desde que possua uma lâmina forte e que permaneça firme quando aberto.
.
Lembra-te que deve ser evitada a ostentação desnecessária da faca e do canivete, que devem ser levados à cintura, na sua bolsa, única e exclusivamente quando estiver em uso, caso contrário deve ser guardada nos bolsos da mochila.
.
Para o uso adequado é necessário seguir algumas “regras” de segurança e manuseamento.
.
Mantem o teu canivete e/ou outro material de corte sempre protegido, ao guardar evita deixar exposto à humidade e sem sua capa.
.
Caso não tenhas experiência pede ajuda ao teu Chefe, ele irá ensinar-te como usar correctamente o canivete.
.
Na questão da segurança, é preciso frisar que as facas / machados / serrões, como utensílios de corte podem causar ferimentos graves, portanto, somente quem tem treino e experiência pode usar tais ferramentas.
.
Lembra-te:
  • Transporta o canivete sempre fechado, as facas /  serrões / machados nas suas respectivas bainhas, não corras e tem cuidado com o percurso;
  • Não abandones as ferramentas, não te esqueças de as largar em qualquer lugar. Deixe sempre bem organizado o canto do material em campo ou na sede, guarda tudo protegido da humidade e da chuva;
  • Ao passar para outra pessoa segura pela lâmina com o fio voltado para o lado contrário da palma da mão, solta somente quando tiveres a certeza que o outro está a segurar firmemente.
Lembra-te que este tipo de ferramentas de corte não são brinquedos...