domingo, 30 de outubro de 2011

HERGÉ - TINTIM

O autor de TINTIM deu os primeiros passos na banda desenhada ainda no Escutismo, ao qual pertenceu.
Georges Remi, nasceu a 23 de Março de 1907, em Bruxelas, na Bélgica.
Em 1920, passou a estudar no colégio católico de Saint-Boniface, entrando para o Grupo de Escuteiros ali existente. O seu totem pessoal era Raposa Curiosa, embora tenha sido Guia da Patrulha Esquilo.
Foi no escutismo que encontrou um código de conduta, principios e o entusiasmo nos quais se reconhecia. Corporizou-os depois em Tintim que é tão escuteiro como repórter.
Os seus primeiros desenhos foram publicados no jornal escutista do seu grupo, o “Jamais Assez”. Em 1923 já tinha os seus trabalhos publicados na revista mensal “Le Boy-Scout Belge” e no ano seguinte, começou a assinar as suas bandas desenhadas com o pseudónimo de Hergé. O seu pseudónimo provém das iniciais do seu nome, por ordem inversa: R.G.
Depois de sair da escola, passa a trabalhar no jornal diário “Le XXe Siècle”, em 1925, na área das assinaturas de clientes, continuando a desenhar as “Extraordinárias aventuras de Totor” (banda desenhada criada em 1926) na revista escutista “Le Boy-Scout Belge”.
Em 1927 cumpriu o serviço militar obrigatório e no ano seguinte regressa ao jornal, sendo nomeado redactor-chefe do “Petit Vingtième”, um suplemento semanal para jovens do “Le XXe Siècle”.
Em Janeiro de 1929 nasce “Tintim e Milú”, neste mesmo suplemento. O primeiro álbum de Tintim, “Tintin, repórter au pays des Soviets” publicou-se em 1930, lançando-o definitivamente no caminho do sucesso.
Hergé colaborou durante vários anos com os Escuteiros belgas, ilustrando revistas, calendários e postais.
Faleceu em 3 de Março de 1983, em Bruxelas.
in "Carolas", boletim do Clube Português de Coleccionadores de Objectos Escutistas, Abril 2006

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

YOUCAT, um catecismo para jovens

“Deveis conhecer a fé como um músico conhece o seu instrumento e deveis estar profundamente radicados na fé dos vossos pais para poder resistir com força aos desafios e tentações do nosso tempo”
Papa Bento XVI
+
 YOUCAT, Youth Catechism, trata-se de um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, com muitas imagens e textos complementares.

YOUCAT foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião sob a tutela do cardeal Christoph Schönborn.

YOUCAT foi o Catecismo Jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid e foi lançado simultâneamente em 10 línguas diferentes.
O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio no qual recomenda fortemente a leitura do Catecismo e a versão portuguesa conta ainda com posfácio do Cardeal-Patriarca D. José Policarpo.

Nas suas palavras, o YOUCAT é um instrumento para «levar os jovens, numa linguagem mais compreensível, a aprofundar a Fé da Igreja, lendo de novo e de maneira nova, o Catecismo da Igreja Católica. É o reconhecimento claro de que há uma cultura jovem, onde as novas linguagens exercem importância decisiva.(…) E evangelizar os jovens é ajudá-los a mergulhar nesse tesouro preciso da fé da Igreja. Aderir a ela é muito mais grandioso e apaixonante do que uma fé individual, ao sabor de uma liberdade mal compreendida. O nosso mundo actual, na nova era da globalização, corre o risco de se tornar numa “cacofonia” de teorias, de visões da vida, de propostas éticas. Só a fé da Igreja, com a grandeza de uma Tradição, ajudará os jovens, sem se negarem ao confronto com esse universo apaixonante, construírem solidamente a sua identidade cristã. Só aí eles poderão alicerçar solidamente a sua busca da verdade, a generosidade do amor e o desejo de fidelidade.»

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Serviço à Comunidade

No dia 29 de Outubro a Associação de Pais da Escola Primária de Alfragide vai pintar os muros da escola.
Se quiseres fazer a tua BA nesse dia junta-te a nós.
Traz o rolo , a trincha e o farnel para o almoço, e claro... a boa disposição!!! O Clã 70 vai ajudar... e tu???
texto enviado pela Sónia Borralho

domingo, 23 de outubro de 2011

ACAMPAMENTO DE PATRULHA

Acampamento! Escutista, claro.

Uma das maiores virtudes que vejo nos acampamentos, é o desenvolvimento da autonomia dos miúdos.

Nos exploradores, concretamente, consegues operar e ver grandes mudanças nos miúdos, no espaço de meses, se os levares a acampar frequentemente. Aquele miúdo de 11 anos que acabou de entrar para o grupo, muito citadino, calcinha vincada, gel no cabelo, incapaz de se dobrar para apanhar alguma coisa do chão, que nunca tocou num tacho nem num esfregão da loiça, transforma-se, em poucos meses, num mocinho desembaraçado, para o qual tudo tem uma solução rápida e nada é impossível. Está tão à vontade no seu campo de patrulha como no sofá em casa.

Este desenvolvimento só se consegue se lhes proporcionarmos uma série de experiências e dificuldades, que se vejam obrigados a ultrapassar. Dificuldades, obviamente, naturais, daquelas que os pata-tenras sentem num acampamento, só por já não estarem em casa.

Devolver à panela a massa que caiu na terra, correr atrás do cantil que saltou da mão e foi ribeiro abaixo, gramar o sal que se meteu a mais no arroz, tropeçar nas espias da tenda vezes sem conta, ganhar bolhas nas mãos de tanto puxar pelo sisal, acordar com as botas molhadas pela humidade da noite, dormir em cima daquele pauzinho que ficou esquecido debaixo da tenda, ir de camisa do uniforme amarrotada para a missa, descobrir que a faca-de-mato não corta nada e devia ser afiada antes de ir para o acampamento, rapar frio de noite porque julgava que fazia calor 24 horas por dia, ver a tenda infestada por formigas em busca das migalhas das bolachas, entornar o molho da massa com carne em cima das pernas por causa do prato demasiado raso, acabarem-se as pilhas da lanterna logo na primeira noite, ensopar a carteira que se trouxe desprotegida, o saco-cama que não volta a caber no saco de origem, e por aí fora.

Todas estas situações ajudam o miúdo a criar em si próprio autonomia e a ser mais expedito. Naturalmente e com muito humor pelo caminho.

Pessoalmente, prefiro os acampamentos mais curtos, aos mais longos. Antes 3 acampamentos de fim-de-semana até à Páscoa, do que depois um acampamento de uma semana na Páscoa. Porquê? Porque são 3 vezes que eles montam as tendas, 3 vezes que se têm de adaptar ao terreno e às condições, 3 vezes que têm que arrumar a mochila, 3 vezes que têm que organizar e preparar o material individual e de patrulha, 3 vezes que viajam com a “tralha” toda, 3 vezes que desmontam as tendas, 3 vezes que regressam de um acampamento e têm que arrumar e acondicionar o material para voltarem a usar no próximo, 3 vezes que têm que pensar na ementa. E, mais importante que tudo, 3 oportunidades que têm para melhorarem os aspectos negativos que encontraram no acampamento anterior.



O nosso objectivo, no Escutismo, é educar os miúdos, e não proporcionar-lhes divertimento contínuo, como se andássemos a correr contra o relógio.

Ainda o acampamento serve para desenvolver os laços que unem os membros das Patrulhas. Já BP defendia os acampamentos com pouca gente (Unidades) e de forma a que as patrulhas ficassem distanciadas umas das outras. Uma espécie de isolamento. Uma oportunidade para o Guia de Patrulha desenvolver a sua missão de orientar a Patrulha.

As vivências e experiências únicas vividas pelos membros da Patrulha, contribuem para fortalecer o Espírito de Patrulha. Ficam histórias e aventuras que apenas aqueles elementos viveram e partilham. Há quem defenda a ideia de que é preferível acantonar do que acampar, porque, para além de se continuar a dormir no chão e se poder fazer as mesmas actividades ao ar livre como num acampamento, ganha-se muito tempo para as actividades em si. Que é como quem diz, não se perde tempo em construções e montagem de tendas e as refeições cozinham-se mais rapidamente - de preferência se for feita comida para o grupo todo, em vez de cada Patrulha fazer a sua.

Ora, aí está um conceito que não tem muita relação com o Escutismo e com a importância do acampamento. Nós não levamos os miúdos a acampar para eles se divertirem apenas, mas para que esse acampamento possa ser um motor do seu próprio crescimento, sendo que muitas das tarefas que realizamos tradicionalmente nos acampamentos, como montagem de tendas, construções e culinária, têm aí um papel importante.
texto extraido de http://www.derivas.org/

domingo, 16 de outubro de 2011

Jamboree no Ar / CT4BB

Este ano o 412 participou no Jamboree no Ar com uma Estação Radio e com apoio do Grupo de Radioamadores de Cascais, a quem deixamos aqui uma forte canhota de Agradecimento.
Contacto de CR5FSA (Núcleo de Santo André do Barreiro) com CT4BB no Agrupamento 412 no AO51.

Clica aqui para ouvires

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

54. Jamboree no Ar

O Grupo Radioamadores de Cascais irá dar o seu suporte ao Agrupamento de Escuteiros 412 de Alfragide, no Sábado dia 15 de Outubro de 2011, durante o 54º Jamboree no Ar.
Integrado nas actividades programadas pelo Agrupamento, dinamizará e apoiará as Comunicações em Ondas Decamétricas, VHF, UHF e Satélite dentro das Frequências e Modos designados Internacionalmente pela IARU para o evento, bem como determinados pelo ICP-ANACOM.
Estará assim o Agrupamento 412 ativo nas Bandas supracitadas durante este Jamboree no Ar, bem como serão intentados os contactos com a Estação Espacial Internacional - ISS, onde o cosmonauta e nosso Colega e Escuteiro Mike Fossum, com indicativo NA1SS, estará então a operar. Também programada a operação no nosso satélite AO-51 aquando das suas órbitas sobre Território Nacional.
À noite após o jantar, realiza-se uma palestra/convívio com suporte A/V e projecção sobre o tema "O Radioamadorismo e os Desastres Naturais", enquadrada no Tema do Jamboree deste Ano, "Paz, Ambiente e Desastres Naturais".
Texto enviado por RADIOAMADORES DE CASCAIS
.
Neste dia 15 de Outubro, será também Dia do 412, teremos Missa, Passagens de secção, Recepção aos elementos novos e Jantar.
O programa do dia em principio será o seguinte:
  • 14:30 - Radioamadores,  Inicio de montagens            
  • 15:00 - Formatura,  Hastear da bandeira e Leitura da Ordem de Serviço
  • 15:30 - Apresentação do Jamboree no Ar 
  • 15:35 - Comunicação por satélite, AO-51
  • 15:45 -  Mensagens e Comunicações HF VHF e UHF
  • 17:00Passagens de Secção / Comunicações HF VHF e UHF.
  • 17:15 - Comunicação por satélite, AO-51                                                                 
  • 17:30 – Mensagens e Comunicações HF VHF e UHF
  • 18:30 - Missa na Igreja da Divina Misericordia
  • 19:35  - Comunicação por satélite, ISS
  • 20:00 - Jantar
  • 21:30 - Apresentaçao sobre Comunicações e Emergências
  • 22:15 - Mensagens e Comunicações HF VHF e UHF
  • 23:30 - Desmontagem das Antenas e dos equipamentos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Space Jamboree ISS contact with Mike Fossum

O Astronauta e Scout Chief Mike Fossum vai participar no JOTA a partir da Estação Espacial Internacional (ISS).
.
A sua agenda é pouco flexível, mas estará disponível para cada passagem da ISS.
.
Mike poderá ser escutado no downlink de ITU região 1 (Europa) de 145,80 MHz. Ele usará o indicativo de chamada NA1SS.
.
Mike é um Eagle Scout e Scoutmaster no Grupo Troop 1598 Webster, Texas.
.
Todos os anos durante o JOTA, meio milhão de Escuteiros e Guias encontram-se sobre as ondas da rádio, esta é uma oportunidade dos escuteiros fazerem amigos noutros países.
Scouting very likely saved my life literally and figuratively. - Mike Fossum

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Almoço Frio, o que levares e como levares...

Aqui ficam algumas sugestões úteis para poderes degustar um almoço frio, alem de saudável, equilibrador e amigo do ambiente:


  • Pão de centeio ou mistura, dão-te força e energia para as tuas atividades, e
  • Carne assada ( fatias de lombo de porco, vitela, frango ou peru), ou
  • Carne grelhada (bife de vitela, frango ou peru), e
  • Ovo cozido, ou
  • Conservas, (atum, sardinha), ou
  • Fumados (presunto, chouriço, paio, fiambre...), e
  • Alface, tomate, cenoura raspada, ...
  • Termina a tua refeição com uma peça de fruta, ... por exemplo, maça e laranja
  • Água, utiliza o teu cantil.
Se conseguires degustar o teu almoço frio dentro destas orientações, além de aumentares o teu rendimento e capacidade física e mental, pois estas bem nutrido, contribuis para o teu estilo de vida saudável e com o teu exemplo, recordas e colocas em prática melhor forma de educares o teu próximo.
.
Deves acondicionar os teus alimentos em guardanapos, que no final da refeição utilizaras para limpar a boca e as mãos.
.
Todo o almoço frio poderá ser acondicionado num saco de pano que servira também para arrumares o teu prato, copo e talher durante o acampamento.
.
Texto retirado da  Flor de Liz, nr.1217/1218 - SET/OUT 2011