domingo, 5 de junho de 2011

Insignia de Madeira

A Insígnia de Madeira surge no Movimento Escutista pelas mãos do próprio Baden-Powell, associada ao primeiro curso de formação de Dirigentes, realizado em Gilwell Park em 1919. Originalmente, era constituída por um atilho de couro e por algumas contas de madeira passadas pelo fogo, retiradas do colar de Dinizulu, oferecido pelo próprio a BP, símbolo de realeza e do fogo original dos antepassados da tribo, passado de geração em geração como emblema do seu domínio e do conhecimento partilhado entre gerações.
Posteriormente, passou a associar-se a esta Insígnia de Madeira  um lenço escutista, de cor rosa-acinzentado e com um pequeno rectângulo de pano com o padrão do tartan dos Maclaren aposto no vértice. Este lenço era, originalmente, o "lenço do Grupo n.º 1 – Gilwell Park" mas a partir de 1924 o seu uso foi restrito aos portadores da Insígnia de Madeira. A anilha, em couro e com o nó cabeça de turco, foi criada em 1920, como complemento óbvio do Lenço de Gilwell. No entanto, desde o início foi dada como símbolo a quem completasse a Formação Básica em Gilwell e ainda hoje pode ser usada com o lenço de Dirigente.
SIMBOLISMO
Actualmente, as duas peças da Insígnia – colar e lenço de Gilwell – mantêm um simbolismo rico e muito próximo do original.
O colar simboliza a partilha do dever e de conhecimentos entre as sucessivas gerações de Dirigentes, a transmissão do "fogo original" herdado de BP. Na sua singeleza, é símbolo do desprezo pelas riquezas materiais e exemplo da forma como em pequenos nadas podemos encerrar as verdadeiras riquezas da humanidade. É ainda símbolo da nossa casa, a Natureza. O nosso orgulho não são medalhas nem diplomas, mas sim um bocado de madeira.
O lenço simboliza a nossa pertença simbólica a Gilwell, lembra-nos o nosso compromisso de fraternidade mundial e torna-nos a todos igualmente dirigentes de um mesmo ideal. Somos todos do mesmo Grupo.
  • Colar de 2 contas – a ser usado por todos os Dirigentes qualificados em formação específica dirigida àqueles que têm por missão a chefia das unidades em que se integram os jovens ou dirigida àqueles que têm por missão a dinamização e a coordenação dos Dirigentes e a animação local de um Agrupamento escutista.
  • Colar de 3 contas – a ser usado por todos os Dirigentes qualificados em formação específica que os habilitem como Formadores de adultos.
  • Colar de 4 contas – a ser usado por todos os Dirigentes qualificados em formação específica para o planeamento, construção, gestão e avaliação da Formação.
ATRIBUIÇÃO DO COLAR
A atribuição de um Colar de Gilwell e o direito a usar o Lenço de Gilwell deve sempre ser feita em ocasião solene, testemunhada pelos demais Dirigentes da área onde exercerá as suas funções.
Têm o direito a usar a Insígnia de Madeira com o Colar de 2 contas os Dirigentes que sejam qualificados com o CAP/ CAL e exerçam, respectivamente, funções na Equipa de Animação da Unidade para a qual fez formação ou na Direcção do Agrupamento.
Têm o direito a usar a Insígnia de Madeira com o Colar de 3 contas os Dirigentes que sejam qualificados com o CAF ou obtenham a equivalência ao mesmo e exerçam a função de Formador integrados numa equipa ou Departamento de Formação.
Têm o direito a usar a Insígnia de Madeira com o Colar de 4 contas os Dirigentes que sejam qualificados com o CDF e exerçam a função de Formador integrados numa equipa ou Departamento de Formação ou num órgão executivo.
USO DA INSÍGNIA DE MADEIRA
O uso do Colar e da anilha são apropriados em todas as circunstâncias em que o seu portador se apresente em uniforme regulamentar.
O Lenço de Gilwell deve ser usado exclusivamente:
  • em acções de Formação de Dirigentes, sejam cursos, encontros, jornadas, reuniões ou outros;
  • em actividades da Formação ou ligadas à Formação em sentido amplo: encontros informais de Formadores, Feiras de Formação, acções de representação ou divulgação da Formação, encontros de formandos, etc.