segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Advento 2010

4. Domingo do Advento

"O tempo do Advento tem uma dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e simultâneamente é o tempo no qual, através desta recordação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no final dos tempos".


3. Domingo do Advento

Anunciai a Boa Nova

Nesta semana do Advento somos chamados a anunciar a Boa Nova.

A nossa fé não nasce no vazio. Há sinais, pequenos e grandes, que nos sugerem a presença de um Deus terno, próximo de nós. Esta presença constante e fiel é o Amor.
A coragem daqueles que amam sempre, mesmo nesta cultura de violência e indiferença. Os gestos de perdão, de amor gratuito, que só se explicam pela presença de Deus na vida das pessoas. A capacidade de servir os outros sem esperar recompensa. O empenho por transformar uma sociedade injusta numa casa acolhedora para todos.

Acendamos a terceira vela do Advento para nos iluminar o nosso coração e fazê-lo encher-se de amor.
Aumenta em nós a capacidade de perdoar e amar.

Eu quero louvar-te, Senhor, pelos sinais de bondade que puseste no meu caminho.
Que me ajudam a perceber a imensidão do amor que me tens.
Que me convencem que a minha vida tem valor.
Que me mostram que não estou sozinho diante das minhas dificuldades

2º Domingo do Advento

Preparai o caminho

Nesta segunda semana do Advento somos desafiados a preparar o caminho do Senhor.

Deus avisa. Deus manda-nos profetas, sinais e vozes. E todas dizem o mesmo:”Prepara o Caminho”.
Preparemo-nos para o encontro com Cristo. Não continuemos presos nas rotinas, na mediocridade, na apatia.
O Senhor está a chegar. Ele vem ... para ti!
Muda o que tiveres a mudar para que o encontro com Ele seja de festa.

É o tempo que devemos olhar para o nosso interior e acabar com tudo que é sinal de pecado, porque o Senhor está a chegar. Neste período de quatro semanas anteriores ao Natal somos convidados a preparar o nosso coração para receber Jesus.

Acendamos a segunda vela do Advento para nos iluminar o caminho do Senhor.
Aumenta em nós a esperança de que Ele virá

Senhor, limpa-me os ouvidos.E assim, poderei escutar melhor os teus profetas.
Abre-me os olhos. E poderei ver os sinais que mostram a tua chegada.
Acalma-me o coração para que todo o meu ser deseje encontra-se conTigo.

1º Domingo do Advento

A Coroa do Advento

Hoje, dia 28 Novembro, inicia-se um novo ano litúrgico e o tempo do Advento, o tempo de preparação para o Natal, para a vinda de Jesus.
É o tempo que devemos olhar para o nosso interior e acabar com tudo que é sinal de pecado, porque o Senhor está a chegar. Neste período de quatro semanas anteriores ao Natal somos convidados a preparar o nosso coração para receber Jesus.

A coroa do Advento não é apenas uma “adorno” típico deste tempo litúrgico. É uma forma de avivar a esperança no Deus que vem. À medida que se forem acendendo as velas, progressivamente, não de uma só vez mas semana a semana, vamos aumentando em nós a necessidade de sermos iluminados, aquecidos, visitados pelo Deus que, no preciso momento em que expulsou o homem e a mulher do paraíso, prometeu um salvador.

Acendamos a primeira vela para despertar em nós a atitude de vigilância. Deus e as coisas de Deus podem surpreender-nos em qualquer lugar, em qualquer acontecimento da vida.

É de noite. Está escuro e frio.
Lá fora e na minha alma.
São tantas as dificuldades, os fracassos ...
só apetece dormir, descansar, desistir de tentar.
Mas Tu insistes. E pedes-me que mantenha os olhos abertos e o coração atento.
Tu prometes que virás.
Senhor, dá-me olhos abertos, capazes de seguir a tua Luz no meio da noite escura.
Dá-me um coração acolhedor, capaz de se deixar tocar pela tua Esperança
.


Texto enviado pela Chefe Carla Gonçalves