quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Grupo Pioneiro partiu para a Fonteireira...

O objectivo estava traçado: desanuviar de serem o melhor grupo no mundo e aprimorarem a técnica em campo. Teriam que apostar forte nas construções, cozinhar todas as refeições em fogueira e orientarem-se num raid só com um palito e um lenço de assoar.
Nas construções, todas avassaladoras, a equipa Amália optou por uma linha minimalista, em que menos é mais. Já a Bob Marley optou por num traço mais ao estilo IKEA, primando acima de tudo pela funcionalidade. Já a Che Guevara não ficou atrás e apostou numa estrutura que fez corar de vergonha qualquer arranha-céus no Dubai.
Mas o que ninguém esperava era que os animadores pusessem mãos à obra e demonstrassem a sua superioridade técnica avassaladora ao montarem uma verdadeira metrópole apenas com varas de eucalipto e uns metros de sisal!
Mas os pioneiros não se deixaram intimidar e logo delinearam estratégias em equipa para demonstrar aos chefes que, apesar de tudo, já comeram sopinha suficiente para dar luta.
Puseram assim toda a sua sabedoria no jantar gourmet que tinham de confeccionar para provarem que eram os melhores. Houve esparguete a saber a pizza que acompanhava uns deliciosos bifes com molho de natas, sopa de cenoura, roupa velha, bifes, batata a murro, massa com frango e coentros e até mousse de chocolate, tudo feito na fogueira. Mas, mais uma vez, os animadores puseram a sua larga experiência e deliciaram todos com as maravilhas da wok, fazendo uma salada de peru, broa de milho, amendoins acompanhados por vegetais salteados. E a sobremesa? Fondue de frutas com chocolate! Já nem havia árvores onde pôr todas as estrelas Michelin que choveram!
À noite, no Fogo de Conselho, todos reconheceram a sua admiração pelos animadores e estes, sempre modestos, disseram que não tinham culpa, era só a sua superioridade técnica avassaladora a manifestar-se! Cantaram-se muitas canções, não se falou dos problemas do costume e toda a gente foi feliz...
Na manhã de domingo, bem solarengo, os pioneiros meteram-se à estrada para testar os seus conhecimentos em orientação e vida em campo. Ninguém fraquejou e todos chegaram prontos a devorar o atum à braz do almoço (o dos animadores era, de longe, o melhor!).
Daí até se regressar a casa só houve tempo para se perderem dois autocarros e ter de se andar mais do que o previsto, mas o esforço foi recompensado na sede com um Fofo de Belas! Pelo meio, fez-se um momento de celebração da palavra, cantou-se o "Somos Um" três mil quatrocentas e sessenta e oito vezes e voltámos para casa cheios por dentro... e a cheirar a fumo por fora!

P.S.- Os animadores queriam aqui agradecer ao "Inginheiro" toda a sabedoria, compreensão e apoio que lhes deu durante o acampamento. Obrigado por se ter vestido e vir de propósito a campo entregar o saco-cama/forno.

texto enviado pelo Tiago Miranda