segunda-feira, 10 de maio de 2010

CNE com novos Patronos

Os apóstolos Tiago e Pedro são os novos patronos da II secção dos Exploradores e da III secção dos Pioneiros no Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.

São Jorge, anterior patrono dos exploradores, mantém-se presente no movimento como patrono mundial dos escuteiros e São João de Brito, anterior patrono dos pioneiros, também, como Modelo de Vida.
O modelo de vida é uma nova figura criada pelo programa de Renovação da Acção Pedagógica, (RAP), que está a reformular a pedagogia da associação e que visa criar figuras contemporâneas que possam servir de modelos aos escuteiros das respectivas secções, complementando a figura do patrono, que é a referência máxima.

São Tiago Maior foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus e o 1º apóstolo mártir. Enquanto viveu, foi um dos apóstolos que evangelizou por terras longínquas. Foi um explorador, razão pela qual foi escolhido como patrono da II Secção, os Exploradores.

São Pedro, patrono da III Secção, os Pioneiros, foi escolhido por ter sido o pioneiro da Igreja de Cristo, a rocha sobre a qual Jesus Cristo edificou a sua Igreja. Foi também ele o fundador das primeiras comunidades cristãs.

“três pessoas que se tornaram santas – Santo António, Beato Nuno de Santa Maria e São João de Brito – demonstram que a santidade está ao alcance de todos, enquanto pessoas de bem que seguem o Evangelho”. D.Manuel Clemente