quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bear Grylls - Chief Scout inglês


Companheiros e amantes das técnicas de sobrevivência conhecem este senhor?

Pois é, ele também é Escuteiro!

Bear Grylls cresceu na ilha de Wight, onde começou a escalar com o pai quando ainda era criança. Serviu nas SAS (Força Especiais Britânicas), e sofreu um grave acidente ao saltar de pára-quedas na África do Sul.
Apesar do acidente, tornou-se o mais jovem alpinista britânico a chegar ao cume do Everest. Grylls registrou esta experiência no livro “Facing Up”.
Também liderou a primeira travessia sem auxílio, num barco insuflável nas frias águas do Atlântico Norte. O feito inspirou o livro “Facing the Frozen Ocean” , e foi condecorado pela Marinha Real Britânica.
Apresenta, desde 2006, no canal Discovery, o programa "À prova de tudo" ("Born Survivor: Bear Grylls") em que explora os lugares mais selvagens do planeta.
Cada episódio mostra Bear Grylls numa região selvagem e inóspita do planeta, em que este tenta encontrar o caminho de volta para a civilização. Os Episódios vão desde aventuras nas Montanhas Rochosas, no deserto do Saara, nas selvas do Panamá e nos glaciares da Patagónia.
Num episódio, Bear Grylls saltou de para-quedas em numa região das Montanhas Rochosas, onde posteriormente se vê em apuros e acaba aterrando sobre uma árvore. Equipado apenas com a roupa que veste, uma mochila e os restos de seu para-quedas, Bear terá apenas cinco dias para encontrar o caminho de volta para a civilização. Ao longo da jornada, ele deverá escalar montanhas, saltar penhascos e deixar-se levar pelas correntes geladas dos rios da região. Sem faca, água nem comida, Grylls terá de se alimentar de minhocas, cobras e peixes, e também manter-se alerta para evitar encontros com os ursos.
Em 17 de Maio de 2009, a Associação dos Escuteiros Ingleses anunciou Grylls como novo Chefe dos Escuteiros, eleito para um mandato de cinco anos. Foi empossado oficialmente Chefe Escuteiro Nacional da Inglaterra em Gilwell, em Julho de 2009, e estavam presentes na cerimonia de posse mais de 3000 escuteiros. Grylls é a décima pessoa a ocupar o cargo e também o mais jovem chefe escuteiro a ocupar o cargo.