terça-feira, 17 de novembro de 2009

REDIL - Nucleo Serra da Lua - 2009

Chegamos às 8:30 à nossa sede, juntamente com os outros guias e sub-guias das patrulhas do Agrupamento. O chefe Daniel, levou-nos à Escola Secundária das Mães-d’água na Amadora.

Era o meu 1º acantonamento com todo o núcleo da Serra da Lua, e assim que cheguei, apercebi-me de que ia gostar, não só porque encontrei lá muitos amigos e ia ter uma experiência nova.

Ao início ainda não sabíamos bem como ia ser, e ficámos um pouco tristes por o nosso grupo se ter repartido por diversas patrulhas, mas assim que as patrulhas ficaram definidas, foi fácil conviver. Os nomes das patrulhas do grupo explorador foram atribuídos a partir do alfabeto grego (Alfa, Beta, Charlie, Delta, etc. …).

O nosso objectivo era arranjarmos pontos para completarmos uma fórmula, e para os arranjar era preciso irmos às oficinas, o que ocupou a maior parte da nossa tarde.

Tivemos oficinas de Reunião de Patrulha, Apresentação de Projectos, Construções, Orientação, Sistema de Progresso, Conselho de Guias e Cargos.

Também havia o Rossio, que era um espaço entre as oficinas, onde podíamos trocar os nossos pontos com as outras equipas, ou apenas ganhar pontos por fazermos actividades no Museu, no Laboratório e na Central Termo-eléctrica.

Quando acabámos isto tudo, tivemos várias actividades, jantámos, estivemos a cantar canções escutistas e depois tivemos a missa e por fim fomos dormir.

No dia seguinte, acordámos e tomámos o pequeno-almoço. O grupo explorador teve muitas actividades, estivemos a fazer corridas, a cantar e a jogar, até que nos disseram que tínhamos de ir fazer umas peças de teatro.

Então, fomos todos ensaiar e apresentámos as peças. As peças eram todas muito interessantes, porque acabavam sempre com um problema, e a seguir pediam-nos que disséssemos como conseguiríamos resolver esse problema.A seguir ao almoço, estivemos no Rossio a acabar as nossas fórmulas, e todo o núcleo foi para a entrada da escola. Aí encerramos a Actividade, onde deram a cada escuteiro, um íman com uma palavra sobre o que tínhamos achado deste REDIL.

Texto enviado pelo Francisco Ribeiro,Sub-guia Patrulha Lobo, Grupo explorador 66