quarta-feira, 31 de março de 2010

SEMANA SANTA

A Semana Santa é na tradição religiosa do Cristianismo quando se celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa inicia-se com celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de Ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

Domingo de Ramos - abre solenemente a Semana Santa, com a entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa irão condena-lo à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras.

Segunda-Feira Santa - É o segundo dia da Semana Santa. Onde o Nosso Senhor dos Passos começa sua caminhada rumo ao calvário.

Terça-Feira Santa - É o terceiro dia da Semana Santa.

Quarta-Feira Santa - É o quarto dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas Igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Quinta-Feira da Ceia - É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É realizada nas catedrais diocesanas, a Missa do Crisma, onde o Bispo diocesano santifica o óleo dos Catecumenos e dos Enfermos e consagra o óleo de Crisma que será usado por todas as paróquias da sua diocese durante um ano até a próxima Quinta-feira Santa, onde o óleo que restou do ano seguinte é queimado. Para a consagração do Crisma, o Bispo pede a Jesus que envie o Espírito Santo Paráclito, para que torne o óleo santo e que todas as pessoas ungidas com ele se tornem "soldados de Cristo". A Tarde, após o pôr-do-sol, é celebrado a Missa de Lava-pés, onde relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira açoitado e condenado. A igreja fica em vígila ao Senhor, relembrando as sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se revente de luto e tristeza desnudando os altares, quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.

Sexta-Feira Santa - Este é o momento onde a Igreja recorda a Morte do Salvador. É o único dia que não se celebra a Missa e não há consagração das hóstias. É celebrado a Solene Acção Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz onde se inicia com a equipe de celebração entrando em silencio, e o padre se prostrando no altar em sinal de humildade e de tristeza. É realizada a narrativa da paixão, que narra os acontecimentos desde quando Jesus foi interrogado, a Oração Universal, que reza pelos que não crêem em Deus e em Cristo, pelos Judeus, pelos poderes públicos, dentre outros, e a Adoração da Cruz. Há comunhão, mas as partículas não são consagradas na sexta, se consagra uma quantidade maior na quinta-feira, seu nome antigo é comunhão dos pré-santificados. A noite tradicionalmente é realizada a Procissão do Enterro. Algumas Igrejas relembram as sete dores de Maria e encenam a descida da Cruz.

Sábado da Aleluia - É o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, dia dedicado a oração junto ao túmulo do Senhor Morto. Nesta noite, é celebrada a Vigília Pascal, a vigília de todas as vigílias. Nela acontece a bênção do fogo novo, a Proclamação da Páscoa e a Renovação das Promessas do Baptismo. Com o fogo novo se acende o Círio Pascal, que representa a vida nova em Jesus Cristo.

Domingo de Páscoa - É o dia da ressurreição de Jesus, e a comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e marca o último dia da Semana Santa.

domingo, 28 de março de 2010

OLISSIPO


Os Exploradores fizeram no passado dia 27 de Março uma actividade de dia inteiro em Lisboa - OLISSIPO - que foi composto por Jogo de cidade da parte da manhã, almoçamos no miradouro de S.Pedro de Alcântara, e assistimos a uma pequena peça de teatro (pois era o dia Mundial do Teatro), pela tarde fomos visitar o Museu de Historia Natural, A Aventura da Terra.
Esperamos mais contributos dos Exploradores para melhorar esta noticia...

domingo, 21 de março de 2010

Vamos Limpar Portugal

Olá a todos e especialmente ao grupo da Damaia.
O dia começou molhado e ameaçador, mas terminou pleno de satisfação.
O nosso trabalho foi um sucesso, um enorme bem haja ao Grupo de Escuteiros da Damaia e ao Grupo de Escuteiros Explorador 66 de Alfragide, à Associação de Moradores da Estrada Militar e para o Marco uma palavra especial pela tua excelente atitude de civismo e conduta moral.
Apesar de todos os condicionalismos o resultado final foi muito positivo, contámos com grande apoio por parte da Junta de Freguesia, Policia Municipal e Camara Municipal sem os quais tal operação não teria sido viável.
Esperemos que a próxima seja ainda melhor e com mais participação da população.
Mais uma vez muito obrigado a todos

Rui Carvalho (coordenador do Grupo da Damaia - Vamos Limpar Portugal)

O Agrupamento 412 participou na actividade VAMOS LIMPAR PORTUGAL, com 23 Exploradores, 5 Caminheiros e 6 Animadores.

Daniel Ferreira (CA)

segunda-feira, 15 de março de 2010

VAMOS LIMPAR PORTUGAL

O Projecto “Limpar Portugal” é um movimento cívico, baseado em voluntariado, que tem como principal objectivo, no dia 20 de Março de 2010Dia L, de limpeza – remover todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes e urbanos.
.
Este projecto conta já com mais de 38.000 voluntários inscritos, distribuídos por cerca de 340 agrupamentos do continente e ilhas. A organização dos voluntários é feita por concelhos e para participar cada cidadão deve fazê-lo no grupo do seu concelho.
.
Os Escuteiros do 412 - Alfragide, nomeadamente os Exploradores e os Caminheiros irão participar nesta actividade tão importante e como dizia BP "...tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram...".

sexta-feira, 12 de março de 2010

Páscoa

"Eu sou o caminho", João 14:6
+
A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios.
Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original.
Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus.
Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.
O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

sexta-feira, 5 de março de 2010

A renovação da acção pedagógica (RAP) no Corpo Nacional de Escutas

O Corpo Nacional de Escutas vai aplicar em 2010 um novo programa educativo que tem sido preparado nos últimos oito anos. Caberá a cada escuteiro definir os seus objectivos e como os atingir

A Marisa sempre teve muitos amigos e sempre foi equilibrada a gerir os conflitos entre eles. E, no seu programa educativo do Corpo Nacional de Escutas (CNE), traçou uma meta ambiciosa: como delegada de turma "obrigou-se" a batalhar para mudar o ambiente de trabalho e para tornar as relações mais agradáveis. Agora terá de atingir este objectivo para ser avaliada positivamente.

Este é um dos muitos exemplos de como passará a ser feita a avaliação dos escuteiros do Corpo Nacional de Escutas, que representa a maior reforma dos últimos 30 anos e que entra em vigor em Outubro de 2010. Segundo o Secretário Nacional Pedagógico do CNE, Pedro Duarte Silva, "a actual metodologia encontra-se em vigor desde 1980 e estava um pouco desenquadrada da realidade da sociedade que agora temos".

Em traços gerais, explica o responsável, o principal objectivo passa por uma negociação com cada escuteiro sobre quais os objectivos que pretende atingir ao nível dos diversos "trilhos" - entre os quais a autonomia, responsabilidade, bem estar físico e resolução de problemas, entre outros - e como fará lá chegar. "Antes o sistema de progressão pessoal era baseado numa série de provas que todos tinham de cumprir", frisa o responsável. Agora há um enfoque nas especificidades de cada um.

O processo de Renovação da Acção Pedagógica (RAP) começou em 2001 e contou com a participação de centenas de dirigentes, diz Pedro Duarte Silva.

O objectivo era criar um Programa Educativo mais próximo das novas realidades sociais dos jovens.

As metas, refere o Secretário Nacional Pedagógico, não mudaram. "O que muda é a forma como se chega lá". O programa "torna o edifício pedagógico mais coerente e assenta numa abordagem mais personalizada" e, simultaneamente, "estimula a relação entre a vida escutista e a quotidiana".

No ano dos escuteiros de 2008/2009 - equivalente ao ano lectivo - foi colocada no terreno um projecto piloto para testar as novas regras em 92 agrupamentos locais.

Segundo Manuel Guerra, Chefe de Agrupamento 320-Évora, um dos 92 agrupamentos aderentes, "foi uma experiência muito enriquecedora". As principais dificuldade, admite, foram sentidas ao nível dos mais novos "que ainda não têm tanta consciência do que lhes é pedido". "Ao nível dos Caminheiros (dos 18 aos 22 anos) a metodologia é muito semelhante, pois já dependia muito das escolhas pessoais de cada um", explica Manuel Guerra, frisando que "é sobretudo entre os Exploradores e Pioneiros que se sentem as maiores diferenças, mas que eles aceitaram como um novo desafio".

Ao mesmo tempo, refere, "o novo programa também exige mais dos próprios responsáveis, pois há uma relação de maior proximidade, sobretudo com os mais novos". Apesar de algumas dificuldades, assegura que "o balanço deste ano é positivo.
notícia no jornal Diário de Notícias do dia 23 de Novembro de 2009