quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Escutismo em BD

O Escutismo é porreiro pá!!!

domingo, 20 de setembro de 2009

Impeesa – o lobo que nunca dorme

Baden-Powell foi chamado M'hlala panzi pelos Zulus – aquele que se deita para atirar. Ele ganhou este apelido por desenvolver um meio peculiar de disparar uma espingarda entre as suas pernas enquanto estava deitado de costas.
Durante a expedição Ashanti chamaram-lhe de Katankye – o homem com o chapéu grande.
Mas o seu apelido africano mais famoso veio dos Matabele: Impeesa – o lobo. Também traduzido como "a fera que não dorme, mas caminha toda a noite".
O apelido ficou famoso em Mafeking, onde foi traduzido como "o lobo que nunca dorme" – um tributo à sua reputação de batedor militar vigilante. Em Mafeking, um canhão construído durante o cerco foi chamado "O Lobo" em sua homenagem.
A origem de Impeesa, entretanto, é uma história estranha. Não há lobos na África, e Impeesa significa hiena. É possível que Baden-Powell não tenha compreendido a palavra, porque ser chamado de hiena não é um cumprimento.
Mas seja qual foi a origem, o apelido de Impeesa, o Lobo, tornou-se uma grande tradição no Escutismo, e Baden-Powell usou-o com orgulho.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CAMINHEIRISMO

"Os Caminheiros formam uma fraternidade do Ar Livre e do Serviço”. BP.

O caminheirismo é uma etapa do Escutismo cuja finalidade é a auto formação do jovem, através de uma comunidade sempre em caminho alto, exigindo-se para Servir a sociedade.
O caminheirismo é a mais séria e exigente de todas as etapas, mas é também aquela em que temos espaço para passar para a realidade a grandeza das nossas fantasias, a ousadia das nossas aventuras e a força dos nossos empreendimentos. É nesta altura que tomamos à séria toda esta alegria de viver e nos preparamos para a levar ao resto do mundo.
Esta preparação é um caminho que agora começa e que assenta nos valores traduzidos pelas Bem Aventuranças. A imagem que acompanha esta etapa é a do apóstolo peregrino – o Caminheiro é aquele que faz caminho e o seu ideal é o Homem Novo, a perfeição de Jesus Cristo.

Ser Caminheiro é ser:
- o homem de trabalho e de progresso, de horizontes amplos e líder da sua comunidade na procura do desenvolvimento e da paz;
- o homem de serviço e da justiça, na procura da felicidade pessoal e colectiva;
- o homem na procura de Deus e comprometido com a sua Fé;
- o homem forte, aberto, equilibrado, senhor de si mesmo e da natureza;
- capaz de nunca deixar de sonhar.

domingo, 13 de setembro de 2009

ANIMAR - Programa da Qualidade no Escutismo, PQE

"O sucesso do crescimento do CNE passará pela qualidade do Escutismo proporcionado às crianças e aos jovens." José Machado
.
PQE – É um teste para calcular o grau da Qualidade do Escutismo que praticamos nas Unidades.
O cálculo não tem outra ambição que a de ser uma bússola das Equipas de Animação, um apoio simples no terreno para ajudar a avaliar a qualidade das actividades vividas na unidade.
No próximo sábado dia 19 de Setembro iremos realizar o ANIMAR, para trabalharmos sobre um documento, o PQE, em que se analisa a qualidade do escutismo que praticamos.
09:30 h – Concentração dos ANIMADORES do 412 na Sede e inicio do trabalhos.
13:00 h – Almoço
15:00 h – Arrumação e Limpeza geral da sede para preparar o inicio das actividades.

"Precisamos que todos vocês desenvolvam os vossos talentos, competências e intelectos para ajudarem a resolver os nossos problemas mais difíceis. Se não o fizerem ..., não é só a vocês mesmos que estão a abandonar, é ao vosso país." Barack Obama