sábado, 20 de dezembro de 2008
sábado, 6 de dezembro de 2008
ADVENTO

Chamamos Advento ao período das quatro semanas anteriores ao Natal, durante as quais a Igreja convida-nos a preparar a Festa, chamando-nos à oração e gestos de amor a Deus e ao próximo.
No tempo do Advento, a Igreja revive as vindas de Jesus ao seu povo:
· A vinda histórica, em carne mortal, como Menino, no Natal;
· A vinda triunfal, como Senhor, quando o seu Reino se manifestar plenamente;
· A vinda íntima, permanente, ao cristão que prepara o seu coração.
Durante o Advento, Jesus vem despertar as nossas capacidades de amor, de oração, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós!
Ele vem despertar em nós o amor a Deus e o amor ao próximo.
Vem despertar em nós a alegria de sermos amados por Deus.
I Domingo do Advento - "Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia e dai-nos a vossa salvação."
II Domingo do Advento - "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas e toda a criatura verá a salvação de Deus."
III Domingo do Advento - " Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos."
IV Domingo do Advento - "A Virgem conceberá e dará à luz um Filho,que será chamado Emanuel, Deus connosco."
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Campanha de Recolha de Sangue

No próximo dia 29 de Novembro, o Instituto Português do Sangue promove em Alfragide mais uma recolha de sangue, que terá lugar no Centro Paroquial de Alfragide, entre as 9 e as 13 horas, numa iniciativa do Corpo Nacional de Escutas,
Como é conhecimento de todos, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Por esta razão, o sangue existente nos Serviços de Sangue dependem inteiramente do gesto valiosíssimo de todos aqueles que generosamente, de forma benévola e regular, efectuam a sua dádiva de sangue.
Todos os dias, existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.
Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável.
Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.
Seja solidário. Seja doador de sangue!
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Ser Animador ...

Conheces a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?
O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
O filho senta-se sozinho no topo de um montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.
Ele não pode gritar por socorro para ninguém...
Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.
Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
O menino está naturalmente amedrontado.
Ele pode ouvir toda espécie de barulho.
Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo.
Os insectos e cobras podem vir a picá-lo.
Ele pode estar com frio, fome e sede.
O vento sopra, as ervas e a terra sacodem os troncos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda.
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.
Finalmente...
Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida.
Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele.
Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.
***
Mas afinal o que é que isto têm a ver com o papel de Animador ...
Enviado por email pela Isabel
terça-feira, 11 de novembro de 2008

14:30 – Partida da sede
15:30 – Chegada
15:45 – Conselho de Guias
16:00 – Atelier s/ montagens de Tendas (prova progresso Bronze – Técnica), Montagem das Tendas
17:00 – Jogo
19:00 – Jantar (frio trazido de casa)
20:00 – Jogo nocturno
21:30 – Fogo Conselho (Canções Escutistas – prova progresso – Fase de Adesão)
23:00 – Silêncio
DOMINGO
08:30 – Alvorada
08:35 – Ginástica matinal
08:45 - Oração da manha
08:55 – Higiene pessoal
09:00 – Pequeno-almoço (frio trazido de casa)
09:30 – Atelier sobre Árvores (prova progresso – Bronze – Natureza)
10:00 - Jogo
10:30 – Atelier sobre transporte de feridos (prova progresso – Bronze – desenvolvimento físico)
11:00 – Desmontagem de Campo
12:00 – Saída de Campo
Escova e pasta de dentes
Sabonete
Chinelos de praia, para poderes tomar banho
Mudas de roupa interior (uma por cada novo dia)
T-shirts escutistas
Fato de treino (substitui o pijama e é mais prático)
Calçado confortável para caminhadas (não levar sapatilhas)
Agasalho para a noite (Camisola SCOUTS)
Impermeável
Gorro de lã para a noite.
Calção ou fato de banho
Colete reflector
Cantil
Marmita, Talheres
Colchonete
Lanterna ou frontal (pilhas e lâmpada de reserva)
Bússola
Canivete
Caneta e lápis
Caixa de fósforos
Papel higiénico
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Uniforme e Insignias
As Insígnias de Actividades especificas são usadas na manga direita da camisa e não poderão ser em numero superior a duas, devendo corresponder a actividades em que participem ao longo desse ano escutista.
A Sweat shirt dos SCOUTS passa a ser peça oficial do Uniforme do CNE.
ANO PAULINO

O Papa Bento XVI proclamou um especial Ano Jubilar dedicado a São Paulo, de 28 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009, para celebrar os dois mil anos do seu nascimento.
O Papa, na homilia em que anunciou este grande acontecimento para Igreja, nas Primeiras Vésperas da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 28 de Junho de 2007, na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma, motiva toda a igreja para que se organizem iniciativas dignas deste evento:
«serão promovidos Congressos de estudos e especiais publicações sobre os textos Paulinos, a fim de fazer conhecer cada vez mais a imensa riqueza do ensinamento contido neles, verdadeiro património da humanidade redimida por Cristo. No mundo inteiro, iniciativas semelhantes poderão ser realizadas nas Dioceses, nos Santuários, nos lugares de culto por parte de Instituições religiosas, de estudo ou de assistência, que têm o nome de São Paulo ou que se inspiram na sua figura e no seu ensinamento.»
domingo, 12 de outubro de 2008
FLOR DE LIS - Outubro/Novembro de 1983 - Noticias sobre o 412 de Alfragide

O programa do dia incluiu, recepção dos convidados, hastear das bandeiras, visita á nova sede, almoço do tipo “cada um traz de casa, põe no monte e toda a gente come de tudo”, discursos de ocasião, festa convívio e celebração eucarística seguida do adeus.
Como seria bom para todos se este exemplo frutificasse no CNE…
Era para ser uma cabana alpina, na ideia do caminheiro Pedro Messias, com toros de madeira e tudo. Esteve quase a ser nada. Concretizou-se num edifício hexagonal, cuja construção foi dinamizada por Leonel Costa, CA, José Henriques, pai de escuteiro e Lopes Peixoto figura destacada do AEP. Um exemplo que fica para ser seguido.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Início do Ano Escutista
Depois de um período de férias, eis-nos chegados ao início de um novo ano escutista.
Espera-nos um ano cheio de novos desafios, novas aventuras para viver e partilhar, novos projectos para implementar, novas amizades para fazer e fortalecer, novas oportunidades de crescer e dar sentido ao Caminho.
Neste Ano Paulino empenhemo-nos em seguir São Paulo: “o que aprendestes, recebestes e vistes em mim é o que deveis praticar”.
O início do ano escutista será no dia 11 de Outubro, pelas 15:00 h. Neste dia os escuteiros estarão envolvidos em actividades nas suas secções, mas também e muito importante, na avaliação do ano escutista anterior e na despedida daqueles que vão transitar de secção.
No dia 18 de Outubro pelas 15:00 h, realizar-se-á a abertura oficial do ano escutista 2008/2009. Haverá a formatura do Agrupamento, as tradicionais “Passagens de Secção”, a apresentação dos novos elementos, a apresentação das equipas de animação e a constituição das unidades e a ida à Missa.
No dia 8 de Novembro pelas 16:00 h, realizar-se-á a Reunião de Pais, primeiro em Agrupamento e depois em secção. Os elementos terão actividades em secção a partir das 15:00 h.
Gostaríamos de lembrar/salientar, que a participação de todos os elementos em todas as actividades, em particular nas actividades de exterior, é fundamental para o bom funcionamento do Alcateia/Grupo e dos Bandos/Patrulhas/Equipas em particular.
È importante, que cada um pense conscientemente no seu compromisso e real vontade de estar no agrupamento como escuteiro.
Aproveitamos ainda para lembrar aos pais que já tenham consultas marcadas nos pediatras, que podem descarregar o impresso Ficha Médica, no Blog do Agrupamento, sem a qual não poderão os elementos participar em actividades.
Quanto ao valor das quotas será o seguinte: 65 € por elemento ano, em caso de ter irmãos no agrupamento serão 50 € por cada um. (excepto para os que entram este ano)
Sempre Alerta para Servir,
A Direcção do Agrupamento
INICIO DAS ACTIVIDADES 2008 / 2009

04 de Outubro - Conselho de Agrupamento, 18:00h;
05 de Outubro - Eleições Núcleo Serra da Lua;
14 de Outubro - Reunião de Direcção, 21:30h;
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
RECRUTAR ADULTOS

Quando a situação fica incontornável, então procura-se activamente “alguém”. Ficar incontornável normalmente significa que a secção ou o agrupamento está em risco de fechar por falta de apoio adulto.
Há também o caso de até haver potenciais adultos cheios de capacidade para desempenharem a função e missão... mas ninguém ousar “chegar à frente”.
…
Julgo que o recrutamento não pode ser uma solução de fim de linha mas devemos assumi-lo como um pulsar de vida, uma oportunidade de crescer, de procurar novas ideias ou energias, de rodar cargos, de ajudar a amadurecer a capacidade de encaixarmos outros ou de nos adaptarmos a outras situações.
Pensar em recrutamento deve ser uma preocupação cíclica. Um recrutamento mais consciente pode ser a garantia de que o agrupamento, núcleo ou região funciona e que não funciona só para o presente imediato, mas que garante a continuidade futura.
O que é recrutar?
“Recrutar é o acto de IDENTIFICAR grupos e indivíduos para um serviço e de facto CONVIDÁ-LOS a voluntariarem-se”.
Quando constituímos equipas de trabalho para assegurar uma secção, um agrupamento, um núcleo, uma região ou o nível nacional, estamos a recrutar e é normalmente uma fórmula de sucesso. O segredo está provavelmente no facto de recrutamos para um projecto, para uma tarefa e missão claras, para um período temporal definido, para integrar uma equipa de trabalho com que se identificam, e porque é directo o contacto.
Quando convidamos jovens que terminaram a sua caminhada escutista a integrarem equipas de animação, estamos a recrutar para trabalharem com “aquela” equipa que conhecem, apelando à sua experiência e vivência e de alguma forma à oportunidade de lhe darem continuidade.
Quando acolhemos um pai que se entusiasmou com uma actividade que fizemos e em que ele activamente colaborou, recrutámos o seu apoio pontual. Também aqui houve uma tarefa clara, a integração numa equipa, a definição temporal e espacial, onde o entusiasmo e o sucesso da actividade assumem grande peso. É que de facto recrutamos pelo exemplo, pela reputação e pela hospitalidade.
Quando, normalmente em situação de “urgência”, convidamos um antigo escuteiro a assumir aquele cargo para o qual não temos a disponibilidade de ninguém, estamos claramente a recrutar apelando à sua anterior experiência e ao reconhecimento que lhe temos.
E tantas vezes que temos excelentes oportunidades de recrutar e nem nos apercebemos do potencial que desperdiçamos. E algumas vezes em que espontaneamente temos ofertas de disponibilidade que não encaixamos, que não integramos, que tão depressa chegam como saem e nem realizamos porquê...
Algumas dicas
Porque procuramos soluções as dicas podem trazer algumas ideias. Valem o que valem... mas atrevo-me a derivar...
- Quando constituímos equipas de trabalho, devemos tentar incluir elementos menos experientes, que possam fazer “escola”. Muita da inércia do “chegar à frente” para determinadas funções, em determinados níveis estruturais, deve-se ao facto dos potenciais adultos não conhecerem aquela realidade, e não conhecendo não sonham nem se identificam com a missão. Esta inclusão desmistifica as missões, rejuvenesce a acção e é uma aposta clara num futuro participado e sustentável. Haja adultos mais maduros e experientes que promovam e apoiem esta visão, porque incluir é muito mais do que convidar.
- As funções que se assumem devem ser claras e para períodos de tempo definidos, para que os compromissos sejam de facto conscientes e não fiquem esquecidos, desfocados ou diluídos nos anos.
- Para além de planear o recrutamento activo, devemos estar preparados para integrar os voluntários que se auto-proponham.
- Devemos apostar em recrutar diversidade. A diversidade mais do que diferenças físicas como a idade, a raça ou o género, mas outras perspectivas e visões; equipas que se completem, que se complementem e que reflictam a realidade da “base de trabalho”. E quando recrutamos diversidade, temos de contar com diversidade também de opiniões. É este o grande potencial... quando não é só para a fotografia mas visto como estratégia.
- Devemos estar conscientes de toda a comunidade em que nos inserimos, identificando oportunidades nos diferentes grupos que a integram, com particular atenção para as tendências sociais recentes dos movimentos migratórios e do envelhecimento da população. De facto são realidades com tendência a se intensificarem e onde podemos recrutar apoios específicos, que deverão ser devidamente pensados e enquadrados.
- Podemos apostar em recrutar antigos escuteiros que entretanto já tenham passado os seus períodos críticos, devendo ter em atenção o risco de reacender conflitos ou de que venham limitados por ideias antigas.
- Façamos um exercício de reflexão: o que resultou connosco? Como temos sido recrutados para as diferentes funções e missões que temos desempenhado? Que mensagens foram marcantes? O que nos faria recusar?...
Uma receita
Esta é uma sugestão de receita que o “cozinheiro” deve adaptar às suas características e ao paladar dos seus comensais, enriquecendo e doseando os ingredientes com um toque pessoal.
…
1 Mão cheia de PAIXÂO (porque o entusiasmo é contagiante, e porque indicia um projecto ou ideal real e apaixonante)
3 Medidas de SINCERIDADE (porque a honestidade relativamente ao que se pretende e ao que se pode dar será garantia de continuidade)
1 Pitada de SEDUÇÃO (porque para seduzir precisamos de compreender o outro nas suas necessidades e anseios, e será garantia de ir ao encontro das suas expectativas)
2 Medidas de INCLUSÃO (porque é incluindo disponibilidades, capacidades e ideias que reconhecemos e valorizamos a função, o desempenho e a equipa)
SER VISIONÁRIO qb (porque sonhar alto e longe no que queríamos que fosse e que acontecesse define o horizonte e orienta para o que se procura)
1 Dose de INTEGRAÇÃO (porque é preciso preparar o “depois do sim”, acolhendo e apoiando a nova aquisição na sua função)
Os ingredientes devem ser preparados previamente. A mistura deve ser feita em lume forte e decidido (porque estando os ingredientes preparados a acção deve ser liderada e precisa no tempo).
Servir de forma comprometida e... Bom Apetite
(texto escrito por Maria Helena Guerra e publicado no site derivas.org)
terça-feira, 5 de agosto de 2008
SETEMBRO
22-09-2008 - Reunião de Direcção - 21:30 h
08-09-2008 - Reunião de Direcção - 21:30 h
JULHO
30-07 a 03-08-2008 - ACAGRU2008 - Acampamento de Agrupamento, em Valadas - Ferreira do Zezere
05 a 29-07-2008 - Preparação ACAGRU
05 e 06-07-2008 - Dia de S.Jorge, Oeiras - Exploradores
JUNHO
28-06-2008 - Actividade de sede - Lobitos, Exploradores
21-06-2008 - Actividade de sede - Lobitos, Exploradores
14-06-2008 - Actividade exterior - Lobitos
15-06-2008 - Festa Encerramento das Actividades- Transmissão na sede do Jogo do EURO 2008 - PORTUGAL - Suiça, ás 19,45 h.
13, 14 e 15-06-2008 - Acampamento Aventura, Salir do Porto - Exploradores
13-06-2008 - Santos Populares
07-06-2008 - Jogo do Euro 2008 - PORTUGAL-Turquia, na Sede
07 e 08-06-2008 - Acampamento Lobitos
07-06-2008 - Escalada em Monsanto - Exploradores
07-06-2008 - Dia do 412 (Pioneiros)
MAIO
30, 31-05 e 01-06-2008 - CDEM - Curso de Dirigente do Escutismo Marítimo
31-05-2008 - Procissão Paróquia de Alfragide - Todos os Escuteiros
31-05-2008 - Campanha de Sangue - Caminheiros
24-05-2008 - ACADIR; Distribuição Campanha de Sangue
18-05-2008 - Dia de Núcleo
10-05-2008 - Dia do 412 (Exploradores)
03-05-2008 - Provas de Progresso - Exploradores
03-05-2008 - Preparação do Acampamento - Lobitos
ABRIL
26-04-2008 - Actividade de Expressão plástica - Lobitos
26-04-2008 - Não há actividades para os Exploradores
25,26,27-04-2008 - Acampamento - Pioneiros
19-04-2008 - Actividade de sede - Exploradores
19 e 20-04-2008 - Dia de S.Jorge - Exploradores - CANCELADO
19-04-2008 - Actividade de Escalada - Lobitos
12-04-2008 - Preparação das provas do S.Jorge - Exploradores
12-04-2008 - Ida ao Teatro - Lobitos
07-04-2008 - Reunião de Direcção - 21:30h
05-04-2008 - Dia do 412 (Lobitos)
MARÇO
29-03-2008 - Lobitos - escolha do Imaginário
29-03-2008 - Exploradores - Inicio Camp.Inter-patrulhas
28,29 e 30-03-2008 - CDEM - Curso de Dirigente do Escutismo Marítimo
22-03-2008 - Não há Actividades
15 a 20-03-2008 - Acampamento do Empreendimento - Pioneiros, na Serra da Estrela
15-03-2008 - Reconhecimento ACAGRU - Lagoa de Óbidos
10-03-2008 - Reunião de Direcção - 21:30h
08 e 09-03-2008 - Acampamento da Alcateia - Linhó - Lobitos
01-03-2008 - Promessas do 412 (Missa, Jantar, Exposição Escutista e Fogo de Conselho)
FEVEREIRO
27-02-2008 - Reunião de Direcção - 21:30h
23-02-2008 - Lobitos - preparação Acampamento
22-02-2008 - Dia de BP
17-02-2008 - Missa do dia do Doente - Pioneiros
17-02-2008 - CI, Curso de Introdução - Novos animadores
15, 16 e 17-02-2008 - Acampamento da Aventura, Exploradores, no PNEC, na Costa da Caparica
11-02-2008 - Reunião de Direcção - 21:30 oh
09-02-2008 - Lobitos - Actividade exterior - Monsanto Radical
02-02-2008 - Dia do 412 (Pioneiros)
JANEIRO
27-01-2008 - Jantar de Animadores
26-01-2008 - Lobitos - Provas Sistema Progresso
26-01-2008 - Conselho de Aventura - Exploradores
18-01-2008 - Lobitos - Visita da Alcateia ao Aquário Vasco da Gama
14-01-2008 - Reunião de Direcção
12-01-2008 - Lobitos - Escolha do Imaginário
05-01-2008 - Dia do 412 (Exploradores). Conselho de Agrupamento. Jogo Bíblico.
05-01-2008 - Tomada de posse da nova Junta Central.
DEZEMBRO
15 e 16-12-2007 - Acampamento Pioneiros, Ericeira.
15-12-2008 - Actividades
12-12-2008 - Dezembras
08-12-2007 - Dia do 412 (Lobitos)
01 e 02-12-2007 - Raid nocturno "Pinheirinhos" -Pioneiros
NOVEMBRO
15 e 16-11-2007 - Exploradores - Acampamento de patrulhas, na Quinta da Fonteireira
15 e 16-11-2007 - Lobitos - Acantonamento da Alcateia, Missionários da Consolata, Cacém
24-11-2007 - Campanha de Sangue, Caminheiros
17-11-2007 - Reunião de pais; Castanhas e Água-pé
10-11-2007 - Abertura oficial do ano escutista no 412; Passagem da corda; Missa do 412 (Dirigentes)
OUTUBRO
20-10-2007 - Os novos elementos integrarão a as actividades sómente neste dia
20-10 2007 - A estação Nacional do JOTA/JOTI é este ano acolhida pela Região de Lisboa
13-10-2007 - O Agrupamento vai começar oficialmente as suas actividades. Realizar-se-á a de despedida dos elementos que irão passar de secção.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Férias

Estejam atentos ao Blog, pois vamos postar as Fotos, notícias do ACAGRU e vamos dar informações sobre o inicio do próximo ano escutista.
Lá para para o inicio de Setembro estamos de regresso:
- Reunião de Direcção - dia 8 de Setembro, 21:30h, sede;
- Reunião de Secções - Avaliação Plano 2007 /2008(a agendar data pelas secções);
BOAS FÉRIAS 412
A Direcção do Agrupamento
domingo, 3 de agosto de 2008
História do 412
1974 - Dá-se a filiação do Agrupamento 412 de Alfragide, no Corpo Nacional de Escutas, pela OSN nº 338 de 1 de Setembro.
1975 - A primeira Sede do 412 foi numa sala cedida pelo pároco no Seminário de Nossa Senhora de Fátima.
1980 - O Agrupamento foi encerrado provisoriamente pela Junta Regional devido a conflitos internos.
1982 - Segunda tentativa de escutismo em Alfragide, construção da sede definitiva.
1983 - Inauguração oficial da sede do 412 em 29 de Maio de 1983.
1986 - Encerramento da Alcateia por falta de Dirigentes.
1987 - Participação no XVII ACANAC em Bagunte.
1988 - Reabertura da Alcateia.
1992 - Participação no XVIII ACANAC no Palheirão.
1997 - Participação no XIX ACANAC em Valado de Frades.
1999 - Celebração das bodas de prata do 412, com o lema “25 anos a fazer escutismo”.
2000 - Participação no XXI ACAREG de Valado de Frades.
2002 - Participação no XX ACANAC de Santa Margarida.
2002 - Foi uma equipa de pioneiros ao 20º Jamboree Mundial na Tailândia.
2004 - Comemoração dos 30 anos do Agrupamento.
2004 - Participação no XXII ACAREG de Ferrel - Peniche.
2006 - Participação de uma equipa de caminheiros no Roverway em Itália.
2007 - Centenário do movimento escutista – participação no XXI ACANAC de Idanha a Nova, com dois bandos de lobitos, duas patrulhas de exploradores, duas equipas de pioneiros e dirigentes, num total de 41 elementos.
2007 - Uma pioneira participou no XXI Jamboree Mundial em Inglaterra.
2008 - ACAGRU em Valadas - Ferreira do Zêzere de 30.07 a 03.08.2008
segunda-feira, 28 de julho de 2008
domingo, 27 de julho de 2008
ACAGRU 2008 (6)
Concentração dos elementos na 4. feira dia 30 de Julho pelas 08:00 horas;
Saída do Autocarro as 08:30 horas em direcção ao local do Acampamento, em Ferreira do Zêzere;

Chegada no dia 3 de Agosto por volta das 18:30 horas;
A participação dos elementos menores de 18 anos está dependente da Autorização por escrito (ver docs do dia a dia) dos Pais ou Encarregados de educação e da Ficha Médica individual.
Devem levar Almoço frio para quarta feira.
O uso do Uniforme é obrigatório nos actos Oficiais, na Partida e Chegada do Acampamento.
Nas saídas de campo deverá ser usada a farda de campo; como uniforme mais informal aconselha-se o uso da farda de campo (t-shirts escutistas, boné de campo, etc.); Não é permitido o uso de fato de banho em campo (só mesmo para banhos);
Qualquer saída individual de campo só se poderá verificar após parecer da Chefia de Campo.
Quanto ao material a levar individualmente para o Acampamento, ver a lista existente em docs do dia a dia.
Não devem levar para o Acampamento, comida de contrabando, chocolates, batatas fritas, doces, telemóveis, jogos electrónicos, rádios, mp3's, bolas ...etc.
Devem levar Alegria, Boa disposição, Entusiasmo, Amizade, vontade de participar e competir nas actividades, Partilha, desfrutar da natureza, saber apreciar a obra de Deus,...
segunda-feira, 21 de julho de 2008
ACAGRU 2008 (5)

Convocam-se TODOS os elementos participantes no ACAGRU, que no Sábado dia 26 de Julho pelas 15 horas deverão estar na sede para uma Reunião Geral.
Pede-se a especial comparência dos Responsáveis de Sub-campo, Guias e Sub-Guias integrados nos Bandos, Patrulhas e Equipas dos Sub-campos.
"Por mais difícil que pareça a tarefa o escuteiro deve procura-la cumprir com um sorriso. Quanto mais difícil for, mais interessante será executá-la." B.P.
quinta-feira, 17 de julho de 2008
quinta-feira, 10 de julho de 2008
ACAGRU 2008 (4) NOVO LOCAL
O novo local do acampamento será no CENTRO DE ACTIVIDADES ESCUTISTAS DA REGIAO DE LISBOA, em Valadas – Ferreira do Zêzere.
O processo de reserva do campo, já está em andamento tendo sido enviados os documentos para as respectivas autorizações necessarias, para a Junta Regional de Lisboa e para a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
ACAGRU 2008 (3)

Constituição dos Sub Campos para o ACAGRU:
TIAGO MIGUEL ANTUNES DE MIRANDA
CAROLINA DA COSTA VALENTE BAPTISTA MARTINS
HUGO RODRIGUES ROCHA
INÊS TRINDADE MARTINS
MARIANA CORREIA GOMES FARINHA MENDES
RITA CLEMENTE MENDES
ANA RITA DA SILVA LABRANCA
ANA SOFIA CLEMENTE MENDES
ANDREIA VANESSA FILIPE LOPES
CATARINA FILIPA BENTO REBELO
DIOGO ALEXANDRE NETO PINTO
DIOGO ALEXANDRE PINTO JESUS
FILIPE MIGUEL RIBEIRO FONSECA
GONÇALO MANUEL NEVES AUGUSTO
JOANA RAFAELA ESTEVAN JESUS SANTOS CARREIRA
NUNO FILIPE RODRIGUES ROCHA
PATRICIA FILIPA GONÇALVES MAURÍCIO
ANDRE FILIPE PEDRO CAMPOS
MAURO ANTONIO MOREIRA GUERRA
FILIPA MIRANDA
DANIEL ODEVEN
MATILDE MARIA DA SILVA MENDES
RITA TRINDADE MARTINS
TERESA LATAS GODINHO
MANUEL LOURENÇO
DIOGO MARQUES BARRETO
NUNO SILVA MENDES
PEDRO MARIA CASTELO-BRANCO FERREIRA LUIS
PEDRO OLIVEIRA AMARAL
PEDRO VENCES TOMAS DA GRAÇA VAZ
RODRIGO LEITAO BAPTISTA FERREIRA
CAROLINA
FILIPE MIGUEL FRANÇA SALDANHA DO VALE
HUGO MIGUEL BENTO REBELO
INES LEITAO BAPTISTA FERREIRA
JOAO AFONSO CASTELO-BRANCO FERREIRA LUIS
JOAO PEDRO CUNHA BRANDAO
PATRICIA DA COSTA VALENTE NOBRE SOBRINHO
segunda-feira, 7 de julho de 2008
EXPLORADORES do 412 no S.JORGE
O local de acampamento era um bocado rijo e barulhento, mas o resto das actividades foram muito animadas (o Raid/jogo de cidade e o Jogo/gincana).
A Comida fornecida pela organização também foi boa.
O espírito de grupo dos nossos exploradores foi muito bom tendo-se empenhado nos jogos e convívio com os outros elementos das diferentes núcleos da nossa região.
1º lugar - Agrup.75 - Estoril, Patrulha Raposa, 2169 pontos
...
domingo, 6 de julho de 2008
ACAGRU 2008 (2)

No passado dia 18 tivemos a nossa primeira reunião para preparação do Acampamento, onde definimos a Equipe Operativa.
Chefe de Campo – Daniel Ferreira
Chefe de Campo Adjunto – Eduardo Correia
Assistente de Campo – Padre Alberto
Sector de Logística / Infra-estruturas
- Francisco Batista
- Eduardo Correia
- João Paulo (CIL)
Sector dos Abastecimentos / Cozinha
- Isabel Pereira
- Sofia Luis (CD)
- Daniel Ferreira
Sector de Actividades Gerais
- Guido
- Ana Margarida
- Sónia Mendes
- André Valentim
- Daniel Ferreira (Act.Náuticas)
Sector Administrativo e Financeiro
- Francisco Batista
- Sofia Luis (CD)
Sector de Saúde e Higiene
- Paula Pinto (CD)
Sub-Campo 1
- Mauro Guerra (CIL)
- Pipa Miranda (CIL)
Sub-Campo 2
- Tiago Miranda (CIL)
- Tiago Fonseca (CIL)
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Acampamento Aventura - Exploradores Gr.66
“Sigam a Aventura até onde ela vos levar
Não tenham medo da gente da região
Nem dos povoados nem dos condados
Sejam sempre em toda a parte Escuteiros,
Deus vos Guarde!”
Antes de mais, é com grande satisfação que vos informa-mos que, apesar de todos os contratempos surgidos na organização do Acampamento Aventura que decorreu no passado fim-de-semana em Salir do Porto, esta actividade foi um Sucesso.
Contámos com 15 Exploradores distribuídos pelas Patrulhas Castor, Leão e Tigre e 4 animadores.
Conseguimos realizar todos os Objectivos a que nos havíamos proposto:
* Dar sequência ao tema da Aventura escolhido pelo Grupo;
* Praticar canoagem – fizemos corridas de canoas, aprendemos a manobrar uma embarcação e a usar os coletes de salvação;
* Fazer construções – construímos mesa, cozinha, guarda material e até houve um que dormiu em abrigo;
* Fazer provas de Etapa de Progresso – realizámos provas das diversas etapas de progresso e houve dois elementos que passaram para o Ouro;
* Efectuar Cozinha em fogueira – fizemos febras e linguiça na brasa, um belo jantar;
* Praticar Jogos escutista, Jogo Nocturno, Assalto ao Castelo, Jogos de água – jogámos ao bombordo e estibordo, fizemos estafetas na praia, construções na areia e até uma torre humana dentro de água e ainda demos um belo banho na praia,
* Efectuar um Raid com Orientação, Azimutes, Coordenadas, Jogo de cidade – o raid correu bem tirando umas patrulhas que no início queriam seguir sempre o mesmo azimute ... e não encontraram as mensagens. Beberam água da Pocinha, outros atravessaram o rio e molharam-se todos, subiram ao castelo, um raid para exploradores…
Sobretudo como Escuteiros, jogámos e divertimo-nos!
terça-feira, 1 de julho de 2008
S.Jorge 2008 - Projecta as tuas pegadas no horizonte
“Meu precioso filho, Eu amo-te e jamais te deixaria nas horas da tua vida e do teu sofrimento. Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exactamente aí que Eu, nos meus braços...te carreguei”.
Este ano, a Festa da Região de Lisboa realiza-se em Oeiras, no Parque da Feira, junto à estação de comboios.
A actividade terá a duração de 2 dias iniciando-se no Sábado dia 05, e encerrando no Domingo dia 06 de Julho, com a Festa Final.
Sábado
09:00 - Concentração na Sede em Alfragide e saida para Algés (trazer 5 euros para transportes). 10:00/12:00– Recepção e montagem de campo
12:00 - Reunião preparatória
14:00 – Início do Raid
20:00 – Jantar
21:30 – Fogo de Conselho
24:00 – Silêncio
Domingo
8:00– Alvorada. Pequeno-almoço. Desmontagem de campo
10:30 – Eucaristia
12:00 – Almoço
14:00 –
15:30 - Entrega dos prémios
17:00 – Festa final e encerramento
Informações Adicionais:
Almoço Sábado - Frio, trazido de casa
Jantar Sábado - Fornecido pela organização, será necessário levar prato, copo, talher
Almoço Domingo - Quem vai os dois dias tem direito ao almoço fornecido pela organização, quem vai só Domingo terá de levar almoço-frio
Material:
Tenda
Bandeirola
Farmácia
Saco cama
Colete reflector
Almoço de sábado
Pequeno Almoço de Domingo
Papel e caneta
Muda de Roupa
Cantil com água / garrafa de água
Calçado para caminhar
Chapeu BP / Boné de Campo
Deves vir impecávelmente uniformizado
"Tenhamos a coragem de projectar as nossas pegadas de forma profunda no caminho que vamos traçando, no caminho que vamos desbravando."
terça-feira, 10 de junho de 2008
ACAGRU 2008 (1)

Para fazer-mos um ACAGRU temos que ter um Imaginário, e por pedimos a todos os Bandos, Patrulhas e Equipas que escolham um TEMA, um HERÓI e as ACTIVIDADES que gostariam de ver realizadas, tendo em conta o local onde vamos estar acampados.
No próximo dia 15 de Junho pelas 18:00 horas irá realizar-se um Conselho de Guias Geral, para então escolhermos o Imaginário com base nas diversas propostas apresentadas pelos Guias.
A 1ª prestação será paga no dia 28 de Junho no valor de 20 euros
A 2ª prestação será paga no dia 26 de Julho no valor de 20 euros

domingo, 8 de junho de 2008
Acampamento Aventura - Salir do Porto - 13, 14 e 15 de Junho

Percurso: Alfragide - IC19 - CREL - A8 - Tornada - N8 - Salir do Porto.
Tema: CONFRONTO NA BAÍA
Objectivos:
Dar sequência ao tema da Aventura escolhido pelo Grupo
Praticar Canoagem
Fazer provas de Etapa de Progresso (ex:Cozinha em fogueira)
Praticar Jogos escutista, Jogo Nocturno, Assalto ao Castelo, Jogos de água
Efectuar um Raid com Orientação, Azimutes, Coordenadas, Jogo de cidade.
Custo da Actividade: 20 euros (17 elementos + 6 animadores)
Horário de Campo:
24:00 - Recolher / Silencio
Sábado
08:00 - Alvorada
08:15 - Lavagens
08:30 - Pequeno Almoço
09:00 - Conselho Guias
09:15 - Montagens
12:30 - Preparação Almoço
13:00 - Almoço
14:30 - Raid
18:00 - Conselho Guias
19:00 - Preparação Jantar
19:30 - Jantar
21:30 - Jogo Nocturno
22:30 - Fogo Conselho
24:00 - Recolher / Silêncio
08:00 - Alvorada
08:15 - Lavagens
08:30 - Pequeno Almoço
09:00 - Canoagem / Praia
12:30 - Preparação Almoço
13:00 - Almoço
14:30 - Desmontagens
15:30 - Avaliação / Encerramento
16:00 - Saída de campo
18:00 - Chegada a Sede - Festa Encerrammento Actividades 2008
19:45 - Jogo Portugal Euro 2008
Ementa:
Sexta-Feira
Jantar - Frio (trazer de casa)
Sábado
Peq.Almoço - Leite com Cereais
Almoço - Esparguete á Bolonhesa
Jantar - Febras na brasa com salada
Domingo
Peq.Almoço - Leite com Cereais
Almoço - Atum á Braz
Observações:
Sobremesa, fruta da época
Sopa a todas as refeiçoes
domingo, 30 de março de 2008
4. CDEM - Curso de Dirigente do Escutismo Maritimo
quinta-feira, 27 de março de 2008
Dia de Festa no 412- Promessas

No passado dia 1 de Março de 2008 realizaram-se as Promessas do 412, um dia de Festa no Agrupamento. Tivemos promessas de lobitos, exploradores e pioneiros.
A cerimónia foi celebrada pelo nosso Assistente de Agrupamento Padre Alberto, e tivemos vários convidados entre pais, familiares, elementos da FNA e antigos escuteiros do 412.
No fim a cerimonia houve o tradicional corredor para os que acabaram de fazer o seu compromisso.
Seguidamente fomos jantar, um repasto preparado pela Isabel Pereira com a colaboração de alguns Pais.
Por ultimo tivemos um divertido Fogo de Conselho, animado pela Ana Margarida pelo Tiago e pelo Mauro.
terça-feira, 25 de março de 2008
quarta-feira, 19 de março de 2008
Curiosidades sobre a Páscoa
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez a Páscoa tão cedo.
O hábito de dar Ovos da Páscoa de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu em França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.
Na Idade Média, pintavam os ovos com imagens de figuras religiosas, como Jesus e a Virgem Maria.
quinta-feira, 13 de março de 2008
A melhor madeira para te aqueceres e criar boas brasas é do ... sobreiro!


Nome científico: Quercus suber
Árvore: de porte médio, com copa ampla. Pode atingir 15m - 20 m de altura. O tronco tem uma casca espessa - a cortiça. As folhas são persistentes, de cor verde-escura, brilhantes têm forma oval e a margem pode ser inteira ou dentada.
Fruto: Bolota
Distribuição: Sul da Europa e Norte de África.
-----------------------------
Em breve novo Quizz!!!
terça-feira, 11 de março de 2008
Quaresma tempo intenso de preparação para a Páscoa

A Quaresma é um tempo de renovação da própria vida. E para esta renovação somos chamados a ter presente três práticas: a oração, a luta contra o mal e o jejum.
A oração como meio de pedir força para se converter e crer no Evangelho. Isto implica uma caminhada de mudança, de oração para assim aprofundarmos a nossa fé em Deus.
A luta contra o mal, significa dominarmo-nos para não cairmos em tentação, tentando assim vencer os nossos vícios e paixões que nos desviam e impedem de abrirmo-nos a Deus e aos outros.
O jejum deve ser meio de nos esquecermos de nós mesmos, de não pensarmos só nos nossos apetites, nos nossos interesses, mas sim assumirmos uma atitude de generosidade e de bem para com os nossos irmãos. Isto pode implicar muitas vezes a renúncia aquilo de que se gosta para ajudar a quem se encontra com mais necessidade. É este o verdadeiro jejum. A esmola é uma forma de generosidade e de partilha.
A Páscoa é o momento central da vida da Igreja. É a certeza de que Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente. A Páscoa é a festa em que a esperança é tornada certeza. A morte foi vencida, a alegria deve reinar nos nossos corações.
É tempo de anúncio, Jesus ressuscitou verdadeiramente, já não devemos temer a morte, porque esta é apenas preâmbulo para a ressurreição.
(texto do Flávio Guido, Adjunto do Assistente de Agrupamento e Animador da I secção)
sábado, 1 de março de 2008
Escuteira do Mês
De origem escutista no 932 Colares, a Teresa Soares veio para o nosso agrupamento este ano ...
Alguns dados sobre ela:
- Quase 15 primaveras concluídas
- Sportinguista de gema
- Roedora de unhas
- Simpática
- 15 noites de campo
- Um longo caminho como escuteira pela frente
Foi escolhida pela Direcção de Agrupamento como a escuteira do mês de Março especialmente pelo cumprimento do 3º Princípio do CNE "O dever do escuta começa em casa" tendo nos últimos meses feito progressos significativos.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Mega-Jantar Promessas

A seguir às promessas teremos um jantar seguido de Fogo de Conselho um dos momentos mais importantes de todas as nossas actividades.
O jantar é uma forma do Agrupamento angariar alguns fundos. Assim convidamos todos os familiares e amigos que queiram estar presentes a fazerem a sua inscrição para o jantar até à próxima 4ª feira dia 27 de Fevereiro para o email: impereira@josedemello.pt indicando nº de adultos e crianças.
A ementa será :
Sopa
Rolo de carne c/ batatas fritas e salada
1 bebida
Preço: Adulto € 8,00 criança até 10 anos: € 4,00
As sobremesas serão pagas à parte.
Esperamos como sempre pela vossa participação.
São 12 h, tenho o sol pela frente, à minha direita fica ... poente!!!

NORTE, setentrião (N)
0º
ponto fundamental a que se referem normalmente as direcções
180º
ao meio-dia solar o sol encontra-se a Sul do observador
90º
direcção de onde nasce o sol
270º
direcção onde o sol se põe; também aparece como W ("West")
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Promessas no 412

Como em todos os cerimoniais de Promessa, este será precedido de uma Velada de Armas na véspera, pelas 21.00 Horas, na sede do 412. A Velada de Armas constitui a derradeira preparação e reflexão para o compromisso que estão prestes a aceitar, testemunhadas e apoiadas pelos seus chefes, animadores e restantes elementos da secção.
No dia 1 de Março o programa de actividades será o seguinte:
15.00 Horas – concentração na sede para preparação da cerimonia da promessa, da Missa, dos cânticos e das peças para o Fogo de Conselho, primeiro por secção e depois em Agrupamento;
17.30 Horas – Formatura de Agrupamento, leitura da Ordem de Serviço;
18.30 Horas – Missa do 412 (na Igreja do Seminário);
20.30 Horas – Jantar (no salão do Centro Paroquial);
22.00 Horas – Fogo de Conselho.
A partir das 15.00 Horas estará em Exposição no Centro Paroquial de Alfragide uma pequena apresentação de Objectos Escutistas, como livros, distintivos, cintos, lenços, entre outros.
Gostariamos que este dia de festa ficasse na memória daqueles que irão dar mais um passo, para que em conjunto continuemos a "lutar por um mundo melhor".
Sempre Alerta para Servir,
A Direcção de Agrupamento