sexta-feira, 30 de março de 2012

Páscoa 2012

Renovemos nesta Quaresma o acolhimento da Graça que Deus nos concedeu naquele momento, para que ilumine e guie todas as nossas acções. Tudo o que o Sacramento significa e realiza, somos chamados a vivê-lo todos os dias num seguimento de Cristo cada vez mais generoso e autêntico. BENEDICTUS PP. XVI

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mochilas: peso e postura correcta

No Manual de Trekking e Aventura de G.Cavallari, recomenda a seguinte percentagem para o peso da mochila em relação ao peso corporal:
1) Excelente preparaçao física (atletas): 40%;
2) Boa preparação física: 33%;
3) Alguma preparação física: 25%;
4) Sem preparação física: 20%.
Postura incorrecta e mochila com excesso de peso são maus hábitos que os jovens adquirem devido à quantidade de material que transportam e a cadeiras que se adaptam mal ao seu corpo, entre outros.

Entre os 10 e 12 anos podem surgir escolioses e degeneração dos discos da coluna, pois a formação óssea ainda não está completa e qualquer excesso pode prejudicá-la. Aliás, as mochilas não devem ser utilizadas mais do que uma hora por dia.

Quando for comprar a mochila, leve o jovem consigo, para que este a experimente. O importante é optar por um modelo confortável. Escolha um modelo “anatómico”, com alças e costas acolchoadas, que se adapte bem às costas.

As alças devem ter, pelo menos, 4 centímetros de largura na zona dos ombros, e não devem estar muito juntas, para evitar que rocem no pescoço, nem muito afastadas, para não caírem dos ombros. Além disso, devem ser reguláveis, para ajustar bem a mochila às costas. Um cinto regulável ao nível da cintura é útil, pois evita que a mochila oscile, além de ajudar a repartir o peso entre os ombros e a zona lombar.

Verifique, com o seu filho, se apenas leva na mochila coisas de que vai realmente precisar no Acampamento...

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mudança da Hora

Em conformidade com a legislação, a hora legal em Portugal continental será adiantada em 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 25 de Março.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Serviço: Lema da 4ª Secção

Servir, este é o lema da 4ª Secção. Com certeza todos aqui, já se questionaram sobre o caminheirismo, o que fazemos e quem somos. Para vocês somos uma sala escura e desconhecida e perante a qual se sentem invadidos por um incessante sentimento de curiosidade de saber o que lá está e o que lá é feito. Alguns atrevem-se a fazer suposições acerca do que fazemos e quem realmente somos.



Pois bem, esta sala escura e desconhecida é por vezes um bloco de operações onde ajudamos a salvar vidas com campanhas de sangue, outras é um albergue onde acolhemos e alimentamos quem mais necessita, pode ser também um parque de diversões onde se anima crianças menos felizes que vocês, que vivem em instituições. Todos os sábados estamos nesta sala escura e desconhecida em planeamentos e realizações de actividades como estas. E sim, por vezes não sobra tempo para nós e os nossos acampamentos e brincadeiras, pois somos felizes nesta sala escura e desconhecida onde se aprende a servir.



Nunca se esqueçam também dos sorrisos que partilhamos nas actividades que participamos com vocês de modo a fazer-vos felizes.



Estes são apenas alguns exemplos do que vos espera o futuro. Esperamos que estejam prontos para liderarem equipas verticais em actividades como a de Óbidos e estejam dispostos a dar mais cor às escolas onde as crianças possam brincar.



Apesar de todas e quaisquer explicações, não há como experimentarem pois ser caminheiro é também ser livre, com responsabilidades, e apesar de por vezes se esquecerem, vocês são o futuro desta secção que mais tarde vos verá partir como Homens-Novos. O vosso futuro como caminheiros será o que vocês quiserem, mas, essencialmente, SER CAMINHEIRO É SERVIR SEMPRE A SORRIR!



Quanto à sala escura e desconhecida... tornem-se caminheiros, sirvam e DESCUBRAM.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Acampamento CEADA (2)

As fotos do Acampamento já estão no Blog.

Aguardamos que um dos exploradores faça um pequeno texto sobre a Actividade para pormos aqui no Blog.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Actividade Aventura CEADA, Arrabida - EXPLORADORES

A Expedição 66 vai efectuar um Acampamento Aventura, no CEADA (Campo Escutista e Ambiental da Arrábida), nos dias 16, 17 e 18 de Março de 2012.

A Concentração será na Praça de Espanha, Lisboa as 20:15 horas, Sexta-feira, paragem Autocarro 755 para Setúbal, onde tomaremos o autocarro com destino a V.N.Azeitão.


A chegada tem a hora prevista para as 17:00 horas, de Domingo, no mesmo local.


O custo da Actividade será de 15 Euros.

Na sexta feira já devem ir jantados. Devem levar Leite e Pão / cereais para o pequeno almoço de Sábado.

Precisamos que confirmem por email até 4. feira, quem vai ou não, para irmos comprar os bilhetes do autocarro.

domingo, 11 de março de 2012

quarta-feira, 7 de março de 2012

Promessas - 10 de Março

A Promessa de Escuteiro, é o compromisso que o jovem assume livremente perante os outros escuteiros, desta promessa depende a sua honra, o mais nobre valor de um escuteiro. É na Lei do Escuta, um conjunto de dez máximas, que regem a vida do escuteiro, é nelas que estão reflectidos os valores escutistas e aquilo que é ser escuteiro.




PROMESSA


Prometo pela minha honra e pela graça de Deus fazer todos os possíveis por :
  • Cumprir todos os meus deveres para com Deus a Igreja e a Pátria 
  • Auxiliar os meus semelhantes em todas as circunstancias 
  • Obedecer à Lei do Escuta

No próximo dia 10 de Março o Agrupamento ira realizar as promessas dos seus elementos ás 18:30 na Igreja da Divina Misericordia.
As 20:00 horas haverá um Jantar partilhado no Centro Paroquia de Alfragide, seguido da Leitura da Ordem serviço e Fogo de Conselho.

Na sexta feira realiza-se a Velada de Armas por secção.

domingo, 4 de março de 2012

Grandes Exploradores - Ernest Shackleton

Ernest Shackleton, (15.02.1874 – 05.01.1922), foi um explorador anglo-irlandês, uma das principais figuras no período conhecido como Era Heróica da Exploração Antárctica.
Com 17 anos ingressou na marinha mercante. Aos 20 anos alcança o posto de tenente e com 24 é nomeado capitão. Em 1901 embarca pela primeira vez com Robert Scott com destino a Antárctida. Em Novembro de 1902, alcançam os 82°16 S, o ponto mais austral alcançado pelo homem até então. Doente teve que retornar à Inglaterra.
Animado pela experiência da viagem realizada junto com Scott, organiza a sua própria expedição, Expedição Nimrod e em 7 de Agosto de 1907, parte novamente para a Antárctida, onde chega no começo de 1908. Depois de muitas dificuldades, em 9 de Janeiro de 1909, alcançam o recorde de latitude, 88°23 S, porém são forçados a abandonar os planos a apenas 180 km do Pólo Sul. Depois de percorrer 3000 km na Antárctica, regressam novamente à Inglaterra.

A 14 de Dezembro de 1911, Roald Amundsen alcança o Pólo Sul. Shackleton, decepcionado, propõe o objectivo de atravessar o continente a pé, passando sobre o pólo, o que supunha uma caminhada de 3300 km. Em 8 de Agosto de 1914, parte da Inglaterra num barco com o nome de Endurance. Com ele embarcaram 27 homens. O Endurance fica preso no gelo e acaba sendo destruído. Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem nas placas de gelo numa das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar uma tentativa de salvação nos botes salva-vidas. Todos eles viveriam uma das histórias mais duras da exploração polar e foram resgatados pelo navio Yelcho.
Essa aventura foi muito documentada pelos diários de todos os tripulantes e pelo diário de bordo.

Ao regressar à Inglaterra, em 29 de Maio de 1917, Shackleton e seus homens são recebidos como heróis. Recebe o titulo de Sir.

No final de 1921, volta à Antárctida com Frank Wild a fim de cartografar a região com mais precisão. Essa seria a sua última viagem. Nas proximidades da ilha Geórgia do Sul, em 5 de Janeiro de 1922, sofre um ataque cardíaco quando estava na ponte de seu barco. Os seus restos descansam na Geórgia do Sul, onde foi erigido um pequeno monumento em sua memória.

Em 2010 pesquisadores holandeses acharam, na Antárctida, cinco caixas de whiskie que pertenceram a Shackleton.
Shackleton dá-nos uma lição de coragem, era um exemplo, mostra como era bom em cuidar de seus homens, jamais admitindo perder nenhum deles para o frio nem desistir de superar as dificuldades e chegar a salvo á Inglaterra.