sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Inicio da Quaresma

«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24)

A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na Sexta-feira santa, até a celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos... os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dia de BP - 22 de Fevereiro

Em 22 de Fevereiro de 1857 nasceu em Londres, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, o fundador do Movimento Escutista.

Assim, hoje é dia de relembrar o nosso fundador ...

Neste dia de BP aproveitemos para reflectir sobre as suas palavras.

Desde o conceito de felicidade que a sociedade actual tende a fazer esquecer, passando pelo louvor a Deus pelas maravilhas do Mundo, pelo optimismo que nos falta tantas vezes, pela mensagem tão actual de sustentabilidade e, por fim, pela lembrança de que devemos fidelidade à nossa Promessa.

Esta mensagem com um século continua a ser actual, desafiadora e um excelente ponto de partida para reflexão e introspecção pessoal.

A todos um excelente dia de BP

domingo, 12 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

NRP SAGRES


Os EXPLORADORES vão visitar a NRP Sagres no próximo dia 11 de Fevereiro.

Ponto de encontro Gare Marítima de Alcântara as 10 horas com Almoço frio.
<><><><> <><><>
50 anos ao serviço de Portugal - Visite o NRP Sagres de 4 a 12 de Fevereiro com o Navio atracado no cais de Alcântara, em Lisboa.




http://www.marinha.pt/aniversariosagres/ a História e o programa das comemorações dos 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e venha visitar o Navio que é um dos símbolos de Portugal no mundo.
O NRP Sagres é o principal navio escola da Marinha Portuguesa.
O actual Sagres é o terceiro navio com esse nome a desempenhar funções de instrução náutica na Marinha Portuguesa, sendo por isso, também conhecido por "Sagres III".
É o navio mais conhecido desta componente das Forças Armadas Portuguesas, identificado pelas suas velas ostentando a cruz da Ordem de Cristo. Tem como missão permitir o treino e o contacto com a vida no mar aos cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Complementarmente é utilizado na representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal.
Foi construído nos estaleiros da Blom & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções como navio escola da Marinha Alemã juntamente com o seu semelhante da classe Gorch Fock.
No final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos EUA, sendo vendido à Marinha do Brasil em 1948 por um valor simbólico de 5.000,US$. No Brasil foi baptizado de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi adquirido por Portugal por 150.000,US$ para ser usado em substituição do Sagres II. O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962.
Ao serviço da marinha portuguesa já deu tres voltas ao mundo, a primeira em 1978/1979 e a segunda em 1983/1984.
Em Janeiro de 2010 partiu para a terceira volta ao mundo regressando em Dezembro desse mesmo ano. No total, a viagem teve a duração de 339 dias. Durante esta terceira viagem, percorreu 40.000 milhas náuticas e navegou durante 5.500 horas.
Além das circum navegações a Sagres III participou na Regata Colombo (1992), nas comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses ao Japão (1993) e ainda nas celebrações por ocasião dos 500 anos da Descoberta do Brasil (2000).

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Atelier Orientação - Nível I

Vamos dar início a uma série de ateliers técnicos, que vão ajudar os nossos representantes no ACANAC a melhor preparem-se.

O primeiro atelier será o de orientação - nível básico, a realizar já amanhã, dia 21 Janeiro.

No dia 28 será feito, em Óbidos, a prova a contar para o Campeonato ACANAC.

Material necessário: Bússola de régua, mas se não tiveres não faz mal.

Estas provas são destinadas a Exploradores, Pioneiros e Caminheiros.

Entretanto aqui ficam dois vídeos brasileiros para se irem orientando: