quinta-feira, 30 de junho de 2011

ACAGRU - Sub Campos


"Nunca desperte um Dragão adormecido"

No passado sábado, dia 2 de Julho pelas 15:00h fizemos o lançamento do Imaginário do ACAGRU e divulgámos a divisão dos elementos pelos Sub-Campos:
*
GRYFFINDOR
Inês Ferreira
Inês Amaral
Catarina Pinto
Guilherme Rodrigues
Gabriel Garcia
Mariana Amaral
Raquel Duarte
Teresa Godinho
Catarina Rebelo
Sofia Santos
Inês Santos
Rita Labranca
Sofia Pêga
Francisco Ribeiro
Beatriz Zoccoli
*
HUFFLEPUFF
Hugo Rebelo
Gonçalo Augusto
Helena Gaspar
Rodrigo Teixeira
Catarina Carapuço
Rodrigo Soares
Ricardo Ferreira
André Fragoso
Gonçalo Gonçalves
Inês Martins
Beatriz Martins
Francisco Santos
Pedro Luís
Patrícia Sobrinho
Diogo Jesus
Mafalda Viegas
*
RAVENCLAW
Filipe Fonseca
Carolina Moreira
Maria Ana
Diogo Alves
Tomas Guimarães
Constança Carapuço
Ana Beatriz Cardoso
Rodrigo Ferreira
Rita Martins
Diogo Pinto
Miguel Sanches
Matilde Zoccoli
Pedro Amaral
Diogo Carmo
João Luís
Alexandre Sousa
*
SLYTHERIN
 Filipe Vale
António Batista
André Ventura
Carolina Vilaça
Pedro Martins
Henrique Sousa
Mariana Carmo
André Aires
Miguel Cabral
Diogo Soares
Luís Sousa
Toma Zanatti
Carolina Gonçalves
João Ribeiro
Joana Santos

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ACAGRU - Pagamentos e Condições

Encontra-se a pagamento a inscriçao do ACAGRU:
  • Entre os dias 18 e 25 de Junho a 1ª prestação no valor de 30 euros.
  • A 2ª prestação será no dia 16 de Julho no valor de 25 euros.
O NIB é: 0007.0031.00030840007.80
Dia 2 de Julho será feito o lançamento da Actividade, divisão dos sub-campos, divisão dos elementos, etc...
Quem pagar depois do dia 25 de Junho terá uma multa de 5 euros.
Algum problema com os pagamentos avisar o Tesoureiro de Agrupamento / Secção.
É condição prioritária para participar na Actividade:
  • Ficha Medica em dia
  • Autorização se for menor.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ACAGRU - Visita ao Local CEO - Centro Escutista do Oeste

ACAGRU - Imaginário

Foi escolhido no Conselho de Guias do Agrupamento, pelos Guias das 4 secções o Imaginário do nosso ACAGRU que se realizará em Salir do Porto nos dias 23 a 27 de Julho.
O Imaginário escolhido foi HARRY POTTER e também foram propostas Actividades e Jogos que a nossa Equipa de Actividades se encarregará de organizar.
A Chefia de Agrupamento e a Direcção lançaram um desafio à IV secção. Gostariam que fossem os Caminheiros a dirigir os Sub Campos que poderão ser em numero de 3/4.
Estes deverão ter os nomes das Casas de Hogwarts:

ACAGRU - CEO, Centro Escutista do Oeste, Salir do Porto

Primeiras informações sobre datas agendadas do planeamento do ACAGRU.


28 Maio, 17 horas - Conselho de Guias (Geral) para escolha do Imaginário do ACAGRU;
18 Junho - pagamento da 1ª. prestação da inscrição;
16 Julho - pagamento da 2ª. prestação da inscrição;
23 a 27 Julho - ACAGRU
.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Acampamento do PNEC - 17, 18 e 19 Junho EXPEDIÇÃO 66

Ola a Todos,


Tema do Imaginário: o Naufrago


Custo da Actividade 13 euros.


Devem enviar o mais rápido possível a lista dos géneros que precisam para que a Sofia compre (carne, pão, tomate para a salada, alface, fruta, ...)


1 pano tenda por cabeça, Sisal, esquema das construções obrigatórias, 1 Escutismo para Rapazes (por patrulha), bússola, lápis, borracha, caderno de caça.


Devem levar 1 litro de leite por cabeça, jantar frio para sexta, Para o pequeno almoço de sábado levem individualmente pão ou cereais


Atenção as quantidades que devem levar para a vossa refeição Atum a Braz / Atum com Feijão Frade


Devem estar na Estação Fluvial de Belém as 19.00 horas, dia 17. O barco sai as 19:30 h ...temos que comprar bilhetes...quem não estiver vai a nado.


O Regresso será no barco das 16:00 horas de Domingo, dia 19, chegada prevista a Belém 17:00 horas


Não esquecer de levar, fato de banho, toalha, chinelos, repelente para insectos, protector solar, Chapéu / Boné Scout, agasalho, T-shirts escutistas...


Não devem levar, telemóvel, MP3, jogos electrónicos, peso a mais, comida de contrabando,...


Devem levar, Boa Disposição de espírito...


Pais, por favor não façam a mochila dos meninos...é que depois nunca encontram as coisas e tudo o que lá meterem a mais eles vão ter que carregar...

ECLIPSE LUNAR 15.06.2011

É já hoje, quarta-feira, dia 15 de Junho de 2011, que se vai ver mais um Eclipse Lunar.


Como em todos os Eclipses Lunares, teremos uma Lua Cheia e avermelhada.

O eclipse pode ser observado em toda a Terra, com excepção do extremo Norte da Ásia e da Europa, e toda a América do Norte.


Em Portugal, a Lua irá nascer já avermelhada, ou seja, com o eclipse a decorrer. O côr avermelhada deve-se à atmosfera terrestre, e neste eclipse o vermelho pode até ser mais forte devido à erupção dos vulcões da Islândia e do Chile.


Vejam o eclipse lunar hoje, em Portugal, entre as 21h e as 22h.

domingo, 5 de junho de 2011

Insignia de Madeira

A Insígnia de Madeira surge no Movimento Escutista pelas mãos do próprio Baden-Powell, associada ao primeiro curso de formação de Dirigentes, realizado em Gilwell Park em 1919. Originalmente, era constituída por um atilho de couro e por algumas contas de madeira passadas pelo fogo, retiradas do colar de Dinizulu, oferecido pelo próprio a BP, símbolo de realeza e do fogo original dos antepassados da tribo, passado de geração em geração como emblema do seu domínio e do conhecimento partilhado entre gerações.
Posteriormente, passou a associar-se a esta Insígnia de Madeira  um lenço escutista, de cor rosa-acinzentado e com um pequeno rectângulo de pano com o padrão do tartan dos Maclaren aposto no vértice. Este lenço era, originalmente, o "lenço do Grupo n.º 1 – Gilwell Park" mas a partir de 1924 o seu uso foi restrito aos portadores da Insígnia de Madeira. A anilha, em couro e com o nó cabeça de turco, foi criada em 1920, como complemento óbvio do Lenço de Gilwell. No entanto, desde o início foi dada como símbolo a quem completasse a Formação Básica em Gilwell e ainda hoje pode ser usada com o lenço de Dirigente.
SIMBOLISMO
Actualmente, as duas peças da Insígnia – colar e lenço de Gilwell – mantêm um simbolismo rico e muito próximo do original.
O colar simboliza a partilha do dever e de conhecimentos entre as sucessivas gerações de Dirigentes, a transmissão do "fogo original" herdado de BP. Na sua singeleza, é símbolo do desprezo pelas riquezas materiais e exemplo da forma como em pequenos nadas podemos encerrar as verdadeiras riquezas da humanidade. É ainda símbolo da nossa casa, a Natureza. O nosso orgulho não são medalhas nem diplomas, mas sim um bocado de madeira.
O lenço simboliza a nossa pertença simbólica a Gilwell, lembra-nos o nosso compromisso de fraternidade mundial e torna-nos a todos igualmente dirigentes de um mesmo ideal. Somos todos do mesmo Grupo.
  • Colar de 2 contas – a ser usado por todos os Dirigentes qualificados em formação específica dirigida àqueles que têm por missão a chefia das unidades em que se integram os jovens ou dirigida àqueles que têm por missão a dinamização e a coordenação dos Dirigentes e a animação local de um Agrupamento escutista.
  • Colar de 3 contas – a ser usado por todos os Dirigentes qualificados em formação específica que os habilitem como Formadores de adultos.
  • Colar de 4 contas – a ser usado por todos os Dirigentes qualificados em formação específica para o planeamento, construção, gestão e avaliação da Formação.
ATRIBUIÇÃO DO COLAR
A atribuição de um Colar de Gilwell e o direito a usar o Lenço de Gilwell deve sempre ser feita em ocasião solene, testemunhada pelos demais Dirigentes da área onde exercerá as suas funções.
Têm o direito a usar a Insígnia de Madeira com o Colar de 2 contas os Dirigentes que sejam qualificados com o CAP/ CAL e exerçam, respectivamente, funções na Equipa de Animação da Unidade para a qual fez formação ou na Direcção do Agrupamento.
Têm o direito a usar a Insígnia de Madeira com o Colar de 3 contas os Dirigentes que sejam qualificados com o CAF ou obtenham a equivalência ao mesmo e exerçam a função de Formador integrados numa equipa ou Departamento de Formação.
Têm o direito a usar a Insígnia de Madeira com o Colar de 4 contas os Dirigentes que sejam qualificados com o CDF e exerçam a função de Formador integrados numa equipa ou Departamento de Formação ou num órgão executivo.
USO DA INSÍGNIA DE MADEIRA
O uso do Colar e da anilha são apropriados em todas as circunstâncias em que o seu portador se apresente em uniforme regulamentar.
O Lenço de Gilwell deve ser usado exclusivamente:
  • em acções de Formação de Dirigentes, sejam cursos, encontros, jornadas, reuniões ou outros;
  • em actividades da Formação ou ligadas à Formação em sentido amplo: encontros informais de Formadores, Feiras de Formação, acções de representação ou divulgação da Formação, encontros de formandos, etc.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Promessas do Agrupamento

A Promessa é o compromisso Pessoal para ser Escuteiro.


Os princípios do movimento Escutista Católico Português, Corpo Nacional de Escutas, baseia-se nos seguintes princípios:
  • Dever para com Deus - a lealdade a princípios espirituais, a fidelidade á religião que exprime esses princípios e a aceitação dos deveres que dela decorrem;
  • Dever para com os outros - ser leal para com o seu País, promoção da Paz, participação no desenvolvimento da Sociedade, respeito da dignidade Humana e a integridade da Natureza;
  • Dever para consigo mesmo - responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.
A Velada de Armas será no dia 3 de Junho, em secção pelas 21:30h.
.
No próximo dia 4 de Junho pelas 16:00h na Igreja Paroquial da Divina Misericordia de Alfragide vão realizar-se as Promessas dos Escuteiros do 412.
.
Cerca das 18:30h iremos partilhar o Jantar (Lobitos - Frangos, Exploradores - Salgados, Pioneiros - Doces e Sobremesas, Caminheiros - Bebidas e Batatas fritas).
.
Pelas 21:00h teremos o tradicional Fogo de Conselho, com a leitura da Ordem de Serviço.