domingo, 30 de maio de 2010

SURVIVOR na Serra da Lua (1)

Decorreu no fim de semana de 29 e 30 de Maio o Acampamento Aventura SURVIVOR no Campo Base da Pedra Amarela.

Iniciamos o dia com o Raid a partir da vila de Sintra, passando por Seteaias, Tapada do Mouco, Capuchos e terminou na Barragem da Mula. Foi um Raid de orientação puro e com um percurso aproximado de 12 kms.
Durante o Raid tivemos vários tipos de provas incluído o RAP, provas de sobrevivênvia com comida à Bear Grylls, transporte de feridos...
O Jantar foi uma novidade, fizemos batatas com ovo e carne assadas em prata na brasa, mesmo à cozinha selvagem.
No domingo realizamos um percurso de Arborismo que todo o pessoal adorou...
Um bem haja aos nossos Caminheiros que nos ajudaram em mais esta Avantura, ao Grupo Explorador da Damaia que participou no Raid, ao pessoal da Pedra Amarela e à Junta de Freguesia de Alfragide.

sábado, 22 de maio de 2010

SURVIVOR na Serra da Lua

No próximo dia 29 e 30 de Maio, os Exploradores vão para a zona da Serra da Lua, Acampar ou Bivacar, fazer um Raid de Orientação e fazer Actividades Radicais. Vai estar óptimo para Jogos Nocturnos e para o Fogo de Conselho, pois estará Lua Cheia...
O nosso Imaginário é o SURVIVOR baseado na serie da Discovery Channel do Bear Grylls.

O grupo Explorador da Damaia também vai connosco. (só fazer o raid)
Os nossos Caminheiros vao dar-nos apoio durante toda a Actividade, Bem hajam.

O custo da actividade será de 20,00 euros, comparticipando a secção com 50%, pelo que deverão entregar ao Tesoureiro 10,00 euros.

Dia 29
Concentração na Sede - Base da Expediçao 66, ás 08:00 h, vistoria e carregar mochilas com material.
Saída da sede as 08:15 h para apanharmos o comboio na Damaia as 09:05 h.
Dia 30
Chegada prevista à Base da Expediçao 66 em Alfragide cerca das 18:00 h.
*
Não esquecer de levar:
1 Batata Bué de Grande;
1 Batata Media;
1 Maçã;
Almoço Frio;
Calçado para caminhada (Botas e meias de encher)
Mochila pequena (para o Raid)
Cantil com Agua;
Barras Energeticas (é o unico contrabando permitido)
Protector solar;
Boné SCOUT;
Repelente;
Chinelos;
Fato de banho;
Toalha;
Máquina fotográfica
Escalimetro, régua, lápis e borracha;
...
Além do que é normal um Escuteiro levar para Acampar...e boa disposição de Espirito.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Caminho do Triunfo e da Iniciação

Sábado dia 15 de Maio partimos de Alfragide às 08:30 h, a Carla, Isabel , Inês, Noca, Vale e Sekas, ensonados mas dispostos a cumprir os objectivos.
O tempo ameaçava chuva, estava frio, e aqui vai parte do Clã rumo ao Bombarral mais propriamente ao jardim Budha Zen na Quinta dos Loridos. Chegámos passado 01:30 h, nada mau com a Ford Transit da paróquia, que se portou no seu melhor.
Chegados ao GRANDE jardim, “bocas abertas” LINDO…, o vento não pára mas ninguém esmorece, vimos os Budhas espalhados por todo o lado, as Deusas de várias estirpes e os coloridos Senhores da Guerra, há lagos, relva, estátuas, estatuetas e um compromisso a cumprir, as provas que faltavam, Oração do Caminheiro e sua interpretação, e Caminho do Triunfo “revisitado”…mas havia a iniciação na GRANDE Ordem do Dragão, e a anciã preparou-se, chamou 1 a 1, começando pela Carla..Feitas as provas animados com os resultados foram …não digo mais porque há 2 que ainda não fizeram…E NO FUTURO HÁ MUITO MAIS.
Chegou a fome e fomos almoçar, o frio continuava , COMO O ALMOÇO, mas o sol começou a dar o ar da sua graça….depois vamos às provas…Carla de um lado Isabel do outro…OBJECTIVO CUMPRIDO!
Continuámos a nossa caminhada pelo jardim encontrámos uns Budhas pequenotes de cimento e o Secas inventava histórias sobre os Budhas e os espíritos, e as grandes aventuras que se poderiam fazer com piratas e túneis, enfim.. . ele mesmo!
Café! Café! que as chefes estão com sono e chatas… rumámos à praia da Areia Branca e não nos perdemos, bebemos café comemos gelados (menos a Carla, está “on diet”), fomos deixar a Inês na Abelheira e voltámos para Alfragide parando em Massamá onde deixámos a Noca que foi a nossa fantástica condutora da Areia Branca até casa.
Objectivos cumpridos, nova condutora oficial, moral elevada, acabou a actividade…prá semana há mais…assim se faz CAMINHO!

Texto enviado pela Isabel Pereira

quinta-feira, 20 de maio de 2010

3ª Tarefa do Jogo RAP

E já vamos na 3ª semana do jogo de preparação para a Nova Metodologia "Como treinares o teu Biónico".

Desta vez a tarefa do agrupamento era: "Puxando pela tua veia artística e poder de síntese, elabora uma pequena filmagem que apresente imaginativamente a vida e obra do patrono de uma das secções".

Com a alegria e imaginação dos nossos animadores e depois de umas trocas de email, reuniu-se a equipa de filmagens, pequena, devido ao baixo budget. Aqui está o brilhante resultado:



Pontuações detalhadas no moodle. Entretanto aqui vão as pontuações gerais dos agrupamentos até à 2ª semana:


Podiam ser um bocadinho melhores, não? Bora lá animador, participa!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Grupo Pioneiro partiu para a Fonteireira...

O objectivo estava traçado: desanuviar de serem o melhor grupo no mundo e aprimorarem a técnica em campo. Teriam que apostar forte nas construções, cozinhar todas as refeições em fogueira e orientarem-se num raid só com um palito e um lenço de assoar.
Nas construções, todas avassaladoras, a equipa Amália optou por uma linha minimalista, em que menos é mais. Já a Bob Marley optou por num traço mais ao estilo IKEA, primando acima de tudo pela funcionalidade. Já a Che Guevara não ficou atrás e apostou numa estrutura que fez corar de vergonha qualquer arranha-céus no Dubai.
Mas o que ninguém esperava era que os animadores pusessem mãos à obra e demonstrassem a sua superioridade técnica avassaladora ao montarem uma verdadeira metrópole apenas com varas de eucalipto e uns metros de sisal!
Mas os pioneiros não se deixaram intimidar e logo delinearam estratégias em equipa para demonstrar aos chefes que, apesar de tudo, já comeram sopinha suficiente para dar luta.
Puseram assim toda a sua sabedoria no jantar gourmet que tinham de confeccionar para provarem que eram os melhores. Houve esparguete a saber a pizza que acompanhava uns deliciosos bifes com molho de natas, sopa de cenoura, roupa velha, bifes, batata a murro, massa com frango e coentros e até mousse de chocolate, tudo feito na fogueira. Mas, mais uma vez, os animadores puseram a sua larga experiência e deliciaram todos com as maravilhas da wok, fazendo uma salada de peru, broa de milho, amendoins acompanhados por vegetais salteados. E a sobremesa? Fondue de frutas com chocolate! Já nem havia árvores onde pôr todas as estrelas Michelin que choveram!
À noite, no Fogo de Conselho, todos reconheceram a sua admiração pelos animadores e estes, sempre modestos, disseram que não tinham culpa, era só a sua superioridade técnica avassaladora a manifestar-se! Cantaram-se muitas canções, não se falou dos problemas do costume e toda a gente foi feliz...
Na manhã de domingo, bem solarengo, os pioneiros meteram-se à estrada para testar os seus conhecimentos em orientação e vida em campo. Ninguém fraquejou e todos chegaram prontos a devorar o atum à braz do almoço (o dos animadores era, de longe, o melhor!).
Daí até se regressar a casa só houve tempo para se perderem dois autocarros e ter de se andar mais do que o previsto, mas o esforço foi recompensado na sede com um Fofo de Belas! Pelo meio, fez-se um momento de celebração da palavra, cantou-se o "Somos Um" três mil quatrocentas e sessenta e oito vezes e voltámos para casa cheios por dentro... e a cheirar a fumo por fora!

P.S.- Os animadores queriam aqui agradecer ao "Inginheiro" toda a sabedoria, compreensão e apoio que lhes deu durante o acampamento. Obrigado por se ter vestido e vir de propósito a campo entregar o saco-cama/forno.

texto enviado pelo Tiago Miranda

domingo, 16 de maio de 2010

Visita ao Marco Geodesico

No sábado os Exploradores foram ao Marco Geodésico da Mama Sul, na Serra de Carnaxide, e constitui também uma marca do enfiamento da Barra Sul do Tejo, em conjunto com os faróis da Gibalta e do Esteiro. Fizeram caminhada, jogos e um atelier de orientação.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bear Grylls - Chief Scout inglês


Companheiros e amantes das técnicas de sobrevivência conhecem este senhor?

Pois é, ele também é Escuteiro!

Bear Grylls cresceu na ilha de Wight, onde começou a escalar com o pai quando ainda era criança. Serviu nas SAS (Força Especiais Britânicas), e sofreu um grave acidente ao saltar de pára-quedas na África do Sul.
Apesar do acidente, tornou-se o mais jovem alpinista britânico a chegar ao cume do Everest. Grylls registrou esta experiência no livro “Facing Up”.
Também liderou a primeira travessia sem auxílio, num barco insuflável nas frias águas do Atlântico Norte. O feito inspirou o livro “Facing the Frozen Ocean” , e foi condecorado pela Marinha Real Britânica.
Apresenta, desde 2006, no canal Discovery, o programa "À prova de tudo" ("Born Survivor: Bear Grylls") em que explora os lugares mais selvagens do planeta.
Cada episódio mostra Bear Grylls numa região selvagem e inóspita do planeta, em que este tenta encontrar o caminho de volta para a civilização. Os Episódios vão desde aventuras nas Montanhas Rochosas, no deserto do Saara, nas selvas do Panamá e nos glaciares da Patagónia.
Num episódio, Bear Grylls saltou de para-quedas em numa região das Montanhas Rochosas, onde posteriormente se vê em apuros e acaba aterrando sobre uma árvore. Equipado apenas com a roupa que veste, uma mochila e os restos de seu para-quedas, Bear terá apenas cinco dias para encontrar o caminho de volta para a civilização. Ao longo da jornada, ele deverá escalar montanhas, saltar penhascos e deixar-se levar pelas correntes geladas dos rios da região. Sem faca, água nem comida, Grylls terá de se alimentar de minhocas, cobras e peixes, e também manter-se alerta para evitar encontros com os ursos.
Em 17 de Maio de 2009, a Associação dos Escuteiros Ingleses anunciou Grylls como novo Chefe dos Escuteiros, eleito para um mandato de cinco anos. Foi empossado oficialmente Chefe Escuteiro Nacional da Inglaterra em Gilwell, em Julho de 2009, e estavam presentes na cerimonia de posse mais de 3000 escuteiros. Grylls é a décima pessoa a ocupar o cargo e também o mais jovem chefe escuteiro a ocupar o cargo.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Visita do Papa a Portugal

Nos próximos dias, de 11 a 14 de Maio, o Papa visitará Portugal (Lisboa, Fátima e Porto), e rezará missa na Praça do Comércio em Lisboa.
Alguns dos Pioneiros do 412 estarão em serviço de voluntariado neste evento.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CNE com novos Patronos

Os apóstolos Tiago e Pedro são os novos patronos da II secção dos Exploradores e da III secção dos Pioneiros no Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.

São Jorge, anterior patrono dos exploradores, mantém-se presente no movimento como patrono mundial dos escuteiros e São João de Brito, anterior patrono dos pioneiros, também, como Modelo de Vida.
O modelo de vida é uma nova figura criada pelo programa de Renovação da Acção Pedagógica, (RAP), que está a reformular a pedagogia da associação e que visa criar figuras contemporâneas que possam servir de modelos aos escuteiros das respectivas secções, complementando a figura do patrono, que é a referência máxima.

São Tiago Maior foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus e o 1º apóstolo mártir. Enquanto viveu, foi um dos apóstolos que evangelizou por terras longínquas. Foi um explorador, razão pela qual foi escolhido como patrono da II Secção, os Exploradores.

São Pedro, patrono da III Secção, os Pioneiros, foi escolhido por ter sido o pioneiro da Igreja de Cristo, a rocha sobre a qual Jesus Cristo edificou a sua Igreja. Foi também ele o fundador das primeiras comunidades cristãs.

“três pessoas que se tornaram santas – Santo António, Beato Nuno de Santa Maria e São João de Brito – demonstram que a santidade está ao alcance de todos, enquanto pessoas de bem que seguem o Evangelho”. D.Manuel Clemente